Pular para o conteúdo principal


Air France-KLM Expande Contrato De Aquisição De SAF Com A TotalEnergies Até 2035

TotalEnergies fornecerá até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável ao longo de uma década 

Paris, França - A TotalEnergies e a Air France-KLM assinaram um contrato no início desta semana, para que a TotalEnergies forneça até 1,5 milhão de toneladas de combustível de aviação mais sustentável (SAF) para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM ao longo de um período de dez anos, até 2035. 

Em 2022 e 2023, a Air France-KLM foi o maior usuário de SAF do mundo, representando 17% e 16% da produção global total, respectivamente. (Divulgação) 

Este contrato representa um dos maiores contratos de compra de SAF assinados pelo grupo até o momento. Em 2022 e 2023, a Air France-KLM foi o maior usuário de SAF do mundo, representando 17% e 16% da produção global total, respectivamente. 


Acelerando a descarbonização do transporte aéreo na Europa

Este contrato se baseia em um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) assinado em 2022 para o fornecimento de 800 mil toneladas de SAF. Ao reavaliar este acordo, as empresas reafirmam seu objetivo de reduzir o impacto ambiental do setor de transporte aéreo o mais rápido possível, diminuindo as emissões de CO2. 

Até 2030, a Air France-KLM pretende reduzir suas emissões de CO2 por passageiro/km em 30% em comparação com os níveis de 2019. Para alcançar esse objetivo, será utilizada uma combinação de renovação da frota, medidas operacionais como ecopilotagem e a incorporação de pelo menos 10% de combustível de aviação mais sustentável em todos os seus voos. Essas metas ambiciosas vão além das obrigações regulatórias. 

O SAF fornecido será produzido a partir de resíduos e sobras da economia circular nas biorrefinarias e refinarias da TotalEnergies na França e na Europa por meio de coprocessamento. Este SAF será utilizado para abastecer voos operados pelas companhias aéreas do Grupo Air France-KLM que partem da França, Países Baixos e outros países europeus. O desenvolvimento do SAF está no centro da estratégia de transição da TotalEnergies para atender à demanda do setor de aviação. 

A Air France-KLM implementou uma política rigorosa de aquisição, comprando apenas SAF de segunda geração que não compete com a produção alimentar global e que possui certificação RSB ou ISCC+ para sua sustentabilidade. 

O SAF permite uma redução nas emissões de CO2 de pelo menos 75% e até 90% ao longo de todo o ciclo de vida do combustível, em comparação com combustíveis fósseis equivalentes. 

“Garantir os volumes de combustível de aviação mais sustentável necessários para descarbonizar nossa atividade é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é um passo adicional nessa direção e um testemunho do nosso apoio de longa data ao desenvolvimento da produção de SAF na França e na Europa. Um setor sólido de SAF capaz de atender às necessidades da nossa indústria é um fator chave para a soberania e independência energética da Europa”, disse Benjamin Smith, CEO, Grupo Air France-KLM. 

“O SAF contribui tanto para a transição energética de nossos clientes no setor de aviação quanto para a transição industrial de nossas refinarias. Portanto, representa um verdadeiro 'ganha-ganha' para o futuro da indústria e da aviação”, afirmou Patrick Pouyanné, Presidente e CEO, TotalEnergies. “Nos últimos dez anos, temos sido pioneiros na área, investindo em biorrefinarias e instalações de produção de SAF na França, além de desenvolver tecnologias de coprocessamento em nossas refinarias. Com base nesses sucessos industriais, pretendemos continuar esse impulso na Europa e no mundo.” 


Uma parceria de longa data entre a TotalEnergies e a Air France-KLM 

Na última década, a TotalEnergies e o Grupo Air France-KLM têm trabalhado juntos para testar e incorporar combustível de aviação sustentável. Esta parceria começou em 2014 com o “Lab’line for the Future”, um experimento de dois anos durante o qual 78 voos da Air France entre Paris-Orly e Toulouse, e entre Paris-Orly e Nice foram abastecidos com 10% de SAF fornecido pela TotalEnergies. 

Em janeiro de 2020, ambas participaram, junto com a Safran e a Suez, da Chamada para Expressões de Interesse lançada pelo governo francês para incentivar o surgimento de uma indústria de produção de SAF na França. Desde 2022, a TotalEnergies tem fornecido SAF para as companhias aéreas do Grupo Air France-KLM na França, como parte do mandato de incorporação francês. 


Produção de SAF na França e na Europa

A TotalEnergies está investindo fortemente em projetos para produzir combustível de aviação mais sustentável na França e na Europa: 

Em Grandpuits: A TotalEnergies está transformando o local em uma plataforma sem petróleo, com um investimento de 400 milhões de euros. Focada principalmente na produção de SAF a partir da economia circular, Grandpuits será capaz de produzir 210 mil toneladas de combustível de aviação sustentável até 2025 e mais 75 mil toneladas até 2027. 

Na Normandia: A TotalEnergies começou a produzir SAF em sua refinaria de Gonfreville. A empresa planeja aumentar a produção para 160 mil toneladas de SAF por ano até 2025. 

Em La Mède: A TotalEnergies investiu 340 milhões de euros para transformar sua refinaria em uma biorrefinaria. Em 2024, a TotalEnergies investiu mais 70 milhões de euros para processar até 100% de resíduos da economia circular e produzir SAF até 2025. Desde 2021, o biodiesel produzido em La Mède tem sido usado para produzir SAF na planta da TotalEnergies em Oudalle, perto de Le Havre. 

A TotalEnergies está estudando a produção de SAF por meio de coprocessamento em suas outras refinarias europeias até 2025. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades