Pular para o conteúdo principal


Emirates Utiliza Dados Para Reduzir O Consumo De Combustível E Aumentar A Segurança Dos Voos

São Paulo, Brasil - Em cada um dos 470 voos da Emirates que são realizados por dia, todos os pilotos usam o GE FlightPulse, um aplicativo que fornece dados operacionais fundamentais sobre a segurança e a eficiência de combustível de cada trajeto. 

(© Emirates) 

Desde que foi introduzido, o FlightPulse é uma das principais ferramentas de suporte às iniciativas de redução de consumo de combustível e emissões da Emirates, além de melhorar as principais métricas de segurança. 

O FlightPulse da GE Aerospace fornece aos pilotos dados resumidos de cada voo e informações sobre como eles operaram a aeronave para que possam analisar seu desempenho usando as principais métricas de eficiência e segurança e planejar o próximo voo usando análises baseadas em dados. A Emirates e a GE desenvolveram um painel personalizado com indicadores de desempenho e análises adaptados aos requisitos da companhia aérea e aos valores médios operacionais, que está disponível para todos os pilotos e a gerência. O FlightPulse também oferece a reprodução personalizada fotorrealista que simula voos inteiros, exibindo todos os procedimentos operacionais implementados pelos pilotos em ordem sequencial da trajetória de voo, simulando sua própria experiência na cabine de voo. 

A Emirates iniciou o projeto FlightPulse em 2021, trabalhando com a GE para aprimorar e personalizar a ferramenta. Hoje, o aplicativo está ainda melhor e abrange quatro áreas principais: eficiência de combustível, métricas de segurança, dados operacionais e análises e pesquisa acompanhada de informações e estatísticas para cada rota da rede da Emirates. 

Embora essa ferramenta seja utilizada por outras companhias aéreas, a Emirates foi a primeira a adotá-la para toda a sua comunidade de mais de 4 mil pilotos, mantendo-os conectados a uma rica base de dados históricos individuais e específicos da companhia aérea em um só lugar. Com essa ferramenta altamente intuitiva, os pilotos podem acessar suas próprias métricas de eficiência, comparando com as médias de seus colegas após cada voo que operam, além da capacidade de obter informações operacionais importantes para o planejamento de voos. 

O Capitão Hassan Al Hammadi, Vice-Presidente Sênior de Operações de Voo, Emirates, comentou sobre o uso bem-sucedido da ferramenta: “O FlightPulse ajudou a colocar dados nas mãos dos nossos pilotos e das equipes de operação de voo. Desta forma, eles estão mais conectados para melhorar a eficiência operacional, de segurança e de combustível. O aplicativo não só fornece uma visão retrospectiva para refletir sobre como podem melhorar, mas também fornece informações que ajudam a tomar decisões operacionais. Vimos melhorias importantes na eficiência de combustível e outros indicadores operacionais e de segurança. Por isso, vamos continuar aprimorando essa tecnologia como parte do nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo. Esta ferramenta trouxe uma mudança fundamental no monitoramento de dados de operações de voo, garantindo à gerência e aos pilotos transparência e visibilidade dos principais dados operacionais relacionados à segurança e eficiência. Esta mudança melhorou a colaboração e o entendimento entre a gerência e a comunidade de pilotos no gerenciamento de segurança e eficiência.” 

O Capitão Esmaeel Hassan Fard, instrutor de Type Rating na aeronave B777, usa a ferramenta extensivamente ao operar voos: “Ao me preparar para um voo, uso o FlightPulse para revisar dados de meus voos anteriores, focando em itens importantes como segurança e eficiência de combustível. Em seguida, analiso a rota e as condições específicas do voo usando as informações e os dados históricos disponíveis para as cidades específicas. Isso me ajuda a tomar decisões sobre gerenciamento de combustível, procedimentos operacionais e outros ajustes necessários para segurança e eficiência ideais durante o voo. Ao comparar o meu desempenho com os padrões de toda a frota, eu me sinto motivado a melhorar continuamente e colaborar para a eficiência geral.” 

O Capitão Abdalla Al Hammadi, piloto técnico da frota de aeronaves A380, falou sobre como o FlightPulse aprimorou suas métricas de voo pessoais: “O FlightPulse fornece estatísticas de desempenho e dados sobre qualquer um dos nossos voos anteriores, assim podemos descobrir como otimizar as operações e a eficiência. Um novo recurso foi adicionado recentemente, chamado “pré-voo”, que permite verificar os dados dos últimos 90 dias de um setor ou aeroporto específico para o qual eu vou voar. Qual pista posso usar? Deve ter alguma espera? Esta é uma informação valiosa que ajuda na minha preparação e fornece a visibilidade adequada para ajustar minhas técnicas e, por fim, me ajuda a tomar melhores decisões de segurança e eficiência.” 

A Emirates segue investindo na cabine de voo conectada. Recentemente, as operações passaram a ser sem papel, consolidando o plano de voo operacional e o pacote de briefing de cada voo em uma versão aprimorada do mBriefing da Lido Systems, um aplicativo simples no iPad de cada piloto que apresenta informações relevantes sobre cada voo que podem ser baixadas facilmente. Os pilotos podem monitorar o progresso do voo e reunir informações de outros aplicativos como informações meteorológicas da rota, incluindo previsões de turbulência. Historicamente, essas informações eram distribuídas em papel para as equipes da cabine de voo. A companhia aérea estima que 15 milhões de folhas de papel deixarão de ser usadas com o novo processo. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades