São Paulo - O mercado de aluguel de carros tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2023, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) divulgou um aumento de 22% no segmento no Brasil. Diversos fatores impulsionam essa tendência, como a maior flexibilidade e conveniência que o serviço oferece em comparação com a compra de um veículo.
(BTS.news/Arquivo) |
A crescente demanda por viagens, também contribui para esse cenário, já que muitos turistas e viajantes a negócios preferem alugar um carro para ter mais autonomia em seus deslocamentos. E se engana quem pensa que esse serviço é procurado apenas por turistas estrangeiros: brasileiros que visitam outras regiões em seu próprio país, seja por lazer ou a trabalho, também costumam alugar automóveis com frequência para poderem transitar com mais liberdade pelas cidades.
Por isso, a Rentcars, maior plataforma de aluguel de carros da América Latina, fez um levantamento dos destinos mais buscados na região sudeste brasileira nos primeiros meses de 2024. Confira:
Referência tanto como destino de negócios, quanto para lazer, São Paulo reforça sua importância no cenário nacional e se destaca como o destino mais buscado do Sudeste, concentrando 32,26% das preferências. Logo em seguida, o Rio de Janeiro aparece com 21,67% dos aluguéis de carros, atraindo turistas em busca de suas praias, pontos turísticos icônicos e eventos culturais.
Na terceira colocação, Belo Horizonte, reconhecida por sua gastronomia e proximidade com cidades históricas, concentra 10,17% das buscas. Campinas também se destaca como um polo importante no interior de São Paulo (8,41%), seguida pela capital capixaba, Vitória (7,68%), que vem ganhando cada vez mais espaço no radar dos viajantes.
Outras cidades de São Paulo também aparecem nas preferências, como Ribeirão Preto (1,98%), Sorocaba (1,13%), Santos (1,1%) e São Bernardo do Campo (1,04%), reforçando a relevância do interior e litoral paulista no cenário turístico da região. Além disso, cidades de Minas Gerais, como Uberlândia (1,12%) e Contagem (0,92%), e Rio de Janeiro, como Niterói (1,07%) e Duque de Caxias (0,74%), também figuram entre os destinos mais buscados, mostrando a diversidade de opções no Sudeste.
Esses dados evidenciam o interesse por destinos que combinam desenvolvimento econômico, atrações culturais e belezas naturais, consolidando a região Sudeste como um dos principais polos turísticos do Brasil.