Pular para o conteúdo principal


UN Tourism E Cazaquistão Colocam A Sustentabilidade, Educação E Inovação No Centro Do Desenvolvimento Do Turismo

A UN Tourism concordou em trabalhar com o Ministério do Turismo e Esportes da República do Cazaquistão para promover o desenvolvimento do turismo sustentável no país 

Astana, Cazaquistão - Em visita oficial, o Secretário-Geral de turismo da ONU, Zurab Pololkiashvili, reuniu-se com o Presidente do Cazaquistão, Sua Excelência, Kassym-Jomart Tokayev, para discutir caminhos para uma colaboração mais estreita em torno de objetivos compartilhados. 

(© UN Tourism) 

No âmbito de sua visita a Astana, o Secretário-Geral participou de uma mesa redonda organizada pelo escritório de Assuntos do Presidente, que reuniu as partes interessadas do turismo do país para discutir o estado atual do setor de turismo do Cazaquistão, seus desafios e prioridades estratégicas. Um Memorando de Entendimento assinado com o Ministério do Turismo e Esportes estabelece áreas-chave de colaboração para desenvolver o turismo de forma inclusiva e sustentável. 

O Secretário-Geral Pololikashvili disse: "A ONU Turismo tem orgulho de trabalhar com a República do Cazaquistão para aproveitar o poder incomparável do turismo sustentável para impulsionar o crescimento e apoiar o desenvolvimento. Ao trabalharmos juntos para promover a inovação e impulsionar os investimentos no setor, podemos criar muitos novos empregos, apoiar empresas de todos os tamanhos e preservar e promover ao mesmo tempo o rico patrimônio, o meio ambiente e a cultura do Cazaquistão." 


Colaboração em Inovação e Investimentos 

Paralelamente à reunião com o Presidente Tokayev, a delegação de turismo da ONU também manteve conversas de alto nível com o Ministro do Turismo e Esportes, Yerbol Myrzabossynov, e o Ministro do Desenvolvimento Digital, Inovação e Indústria Aeroespacial, Zhaslan Madiyev. As discussões se concentraram na implementação do Memorando de Entendimento assinado entre as duas partes, reconhecendo a importância de fortalecer o setor de turismo em toda a República. 

De acordo com os termos do MoU, o Turismo da ONU cooperará com o Ministério nas seguintes áreas:

Desenvolvimento sustentável de destinos: Apoiar o desenvolvimento sustentável de vários destinos em toda a República do Cazaquistão, incluindo esforços promocionais para atrair visitantes internacionais e diversificar os benefícios sociais e econômicos que o setor oferece. 

Digitalização no Turismo: Desenvolver e implementar ferramentas e plataformas digitais para aprimorar a experiência do turista, promover o uso de tecnologias inovadoras e apoiar o desenvolvimento de viagens inteligentes por meio de esforços conjuntos para um primeiro centro global de Digitalização no Turismo em Astana. 

Educação e Treinamento: Desenvolver programas de treinamento e programas de intercâmbio e bolsas de estudo para estudantes e profissionais ganharem exposição internacional, bem como apoiar a criação de centros de pesquisa, incluindo a possibilidade de uma nova Academia Internacional no país. 

Inovação no turismo: Promover a inovação no turismo, promovendo soluções criativas, e desenvolver e apoiar um ecossistema de inovação turística que nutra talentos e empreendedores, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade. 

Promoção de investimentos no turismo: Compartilhar conhecimento sobre a promoção de investimentos para o setor de turismo, fomentar a colaboração e realizar projetos conjuntos de pesquisa para coletar dados e insights sobre tendências, impactos e oportunidades de investimento do turismo na República do Cazaquistão e suas regiões. 


Celebrando a Cultura e o Turismo Nômades 

Por ocasião da visita oficial ao Cazaquistão, a liderança do Turismo da ONU foi convidada para a abertura dos 5º Jogos Nômades Mundiais. A competição internacional visa manter as tradições nômades e serve como atração turística, mas também como meio de preservar o patrimônio cultural único. Os Jogos Nômades Mundiais estão incluídos na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades