Pular para o conteúdo principal


Visit Rio Assina Declaração De Glasgow Para Turismo Do Rio Integrar Esforços Climáticos Globais

Evento aconteceu nesta sexta (13) no Museu do Amanhã, quando segmento se comprometeu com metas de redução de carbono e práticas sustentáveis 

O Visit Rio Convention Bureau assinou a Declaração de Glasgow em que se compromete a apoiar uma atividade turística aliada às causas da emergência climática. Com o documento, a Fundação passa a integrar os esforços globais para reduzir as emissões de carbono pela metade na próxima década e chegar ao índice zero ainda antes de 2050. 

Luiz Strauss, Presidente do Conselho Curador do Visit Rio e Virgínia Fernandez Trapa, Coordenadora do programa de turismo sustentável e resiliência na ONU. (Divulgação) 

Para o Presidente-Executivo, Visit Rio, Carlos Werneck, o tema é urgente e o turismo do Rio está dando um passo significativo em direção a uma economia sustentável. Ele destaca ainda, que essa missão requer a união de esforços, além do comprometimento do poder público na formulação de políticas e regulamentações voltadas para o turismo sustentável. 

"​​Nesse sentido, temos duas oportunidades concretas no Rio de Janeiro: a despoluição das águas da Baía de Guanabara, que abrange 17 municípios da Região Metropolitana, e a reativação do trecho de ferrovia entre Magé e Petrópolis, que será um importante vetor de mobilidade urbana e turismo", destaca o Presidente do Visit Rio. 

Em outra frente, o Visit Rio se dedicará a incentivar soluções e projetos que contemplem as questões ambientais junto aos parceiros e ao trade carioca. "Precisamos nos unir para garantir que nossas atividades sejam responsáveis e assegurem um futuro sustentável. No contexto do Visit Rio, estamos trabalhando para sensibilizar nossos associados e parceiros para a agenda climática. Já começamos a incluir contrapartidas sustentáveis e inovadoras nos processos de candidatura do Rio a sede de grandes eventos", disse Roberta Werner, Diretora-Executiva, Visit Rio. 

A assinatura do documento ocorreu nessa sexta-feira (13), no Museu do Amanhã, durante o Fórum da Rede One Planet, da ONU, encontro global de líderes que promove soluções para combater as desigualdades e práticas sustentáveis de consumo e produção. Participaram do evento Luiz Strauss, Presidente do Conselho Curador do Visit Rio, e Gabriela Marins, Vice-Presidente da Fundação, que oficializaram a assinatura do tratado. 

"O Visit Rio tem a responsabilidade de promover, junto aos seus associados, práticas que minimizem os impactos ambientais, sociais e econômicos. Simultaneamente, essas ações incentivam a conservação do patrimônio natural e cultural da cidade, reforçando o compromisso com o turismo sustentável", afirma Marins, que também está à frente da BR Marinas - responsável pela Marina da Glória, um importante parceiro do Visit Rio e um dos principais equipamentos turísticos da cidade, reconhecido como exemplo de atuação sustentável. 

Atualmente, 97% da energia utilizada pela BR Marinas é limpa, e uma de suas marinas opera com um sistema de desalinização, onde 100% da água consumida é proveniente do mar. Além disso, a empresa tem um forte foco em economia circular. A BR Marinas recicla os resíduos sólidos da Marina da Glória, garantindo descontos na conta de energia elétrica que são repassados para a rede Gastromotiva, da qual é parceria e que faz parte da rede Food for Soul. 


Fórum da Rede One Planet 

O Fórum reuniu representantes dos Estados-Membros, agências da ONU, ONGs, organizações do setor privado e da academia, cientistas, destinos e autoridades locais, entre outros. O evento contou com vários painéis, entre eles, um que abordou exclusivamente o impacto do cenário climático. “Turismo Reinventado: Rumo a Operações Sustentáveis, de Baixo Carbono, Regenerativas e Inclusivas.” 

De acordo com a ONU Turismo, o fluxo de turistas internacionais alcançou 97% dos níveis pré-pandemia, no primeiro trimestre de 2024. Embora seja um sinal positivo para a economia, o crescimento representa, por outro lado, um desafio significativo para a sustentabilidade socioambiental já que as atividades turísticas estão diretamente ligadas à exploração de recursos naturais. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades