Pular para o conteúdo principal


África E Américas Se Unem Em Cúpula Histórica Para Planejar O Futuro Do Turismo Compartilhado

Punta Cana, República Dominicana - Os líderes do turismo da África e das Américas se comprometeram a trabalhar juntos para tornar o setor um pilar do desenvolvimento coletivo, sustentável e inclusivo em ambos os continentes. 

(© UN Tourism) 

A "Declaração de Punta Cana" foi adotada na conclusão da primeira reunião conjunta das Comissões Regionais de Turismo da ONU para a África e as Américas e seguiu dois dias de diálogo compartilhado em torno dos principais temas de educação e investimentos no setor. Reconhecendo os laços históricos entre as duas regiões, bem como suas culturas únicas e complementares, a Cúpula serviu como uma plataforma de referência para o fortalecimento da cooperação, capitalizando a inovação, a educação, os investimentos e as indústrias criativas para o desenvolvimento futuro do turismo. 

Dando as boas-vindas a cerca de 200 participantes de alto nível, entre eles 14 ministros, representando 27 países (15 das Américas e 12 da África), o Secretário-Geral de Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, disse: "Esta cúpula oferece uma plataforma única para estabelecer conexões e construir pontes entre a África e as Américas, criar parcerias estratégicas inter-regionais, promover projetos de cooperação Sul-Sul, tudo em benefício do setor de turismo das duas regiões." 

A Diretora Executiva de Turismo, ONU, Natalia Bayona, disse: "A África e as Américas são dotadas de uma rica herança cultural, paisagens diversas e profundas conexões históricas. No entanto, reconhecemos que, devido a vários desafios - como conectividade limitada, barreiras regulatórias e administrativas e falta de consciência mútua do mercado - nosso relacionamento entre turistas não é tão forte quanto poderia e deveria ser. Nosso objetivo hoje é enfrentar esses desafios de frente, promovendo a colaboração que impulsionará o desenvolvimento econômico, promoverá o intercâmbio cultural e incentivará práticas sustentáveis que beneficiem todas as nossas comunidades." 


A Declaração de Punta Cana 

Como um sinal claro da cooperação Sul-Sul, a Declaração de Punta Cana estabeleceu um conjunto de compromissos compartilhados para o desenvolvimento do turismo como motor do desenvolvimento inclusivo. Por meio da Declaração, os líderes do turismo de ambas as regiões reconhecem a importante necessidade de "intensificar os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável" por meio do turismo, com um foco firme em "investimentos estratégicos, educação, inovação e indústrias criativas". Incorporando o espírito da histórica Cúpula de Punta Cana, a Declaração também enfatiza a importância do turismo como uma ferramenta para a preservação da cultura e do patrimônio compartilhados e únicos. 

Os signatários da Declaração assinalaram sua intenção de "redobrar seus esforços", principalmente nas seguintes áreas:

Investimentos estratégicos: Fortalecer as parcerias público-privadas, estimular investimentos no setor e priorizar investimentos por meio de políticas eficazes. Além disso, para aumentar a conectividade entre as duas regiões, tanto em termos de melhores ligações aéreas quanto de intercâmbio cultural fortalecido. 

Desenvolvimento e treinamento de habilidades: Priorizar o investimento em educação e treinamento em turismo, expandir o acesso ao aprendizado online e offline e promover o uso de inovação e novas habilidades digitais para aprimorar o conhecimento da força de trabalho do turismo. 

Inovação: Apoiar concursos para empresas em fase de arranque e empreendedores em ambas as regiões, apoiar melhor as MPME, incluindo nas comunidades rurais, e promover soluções inovadoras centradas na sustentabilidade e na ação climática. 

Indústrias criativas: Promover o papel das indústrias culturais e criativas no setor do turismo, nomeadamente através do financiamento de projetos com potencial para atrair turistas e desenvolver novos e diversificados destinos e rotas culturais, e assegurar que os benefícios que o setor proporciona se centrem no desenvolvimento social e inclusivo. 

Cooperação inter-regional: Apoiar a análise de mercado e outras pesquisas para identificar áreas potenciais de crescimento e oportunidade compartilhados, desenvolver estratégias compartilhadas para o desenvolvimento do turismo, inclusive por meio de mídia digital, novos produtos e feiras internacionais de turismo. 


Investimentos e Educação: "Construindo um amanhã melhor, hoje" 

Em linha com o foco mais amplo da ONU Turismo em investimentos em turismo, a Cúpula reuniu líderes dos setores público e privado, juntamente com os principais representantes de instituições financeiras para avaliar o cenário atual, as tendências e as perspectivas para a África e as Américas. 

Os palestrantes de alto nível observaram o enorme potencial para iniciativas de investimento conjunto entre as duas regiões, enfatizando o papel crescente dos bancos públicos e privados. A Cúpula também se concentrou na importância vital dos investimentos para impulsionar a transição verde do turismo na África e nas Américas, principalmente em infraestrutura e no setor hoteleiro. 

Juntamente com a inovação, a Cúpula também colocou o foco na educação e no treinamento, observando a necessidade urgente de trabalhadores qualificados em ambas as regiões. Com o foco em "Jovens Talentos Liderando a Transformação", os líderes do turismo reconheceram a necessidade de iniciativas conjuntas de capacitação, desenvolvimento de currículo e parcerias entre instituições acadêmicas, partes interessadas do setor e órgãos governamentais. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades