Punta Cana, República Dominicana - Os líderes do turismo da África e das Américas se comprometeram a trabalhar juntos para tornar o setor um pilar do desenvolvimento coletivo, sustentável e inclusivo em ambos os continentes.
(© UN Tourism) |
A "Declaração de Punta Cana" foi adotada na conclusão da primeira reunião conjunta das Comissões Regionais de Turismo da ONU para a África e as Américas e seguiu dois dias de diálogo compartilhado em torno dos principais temas de educação e investimentos no setor. Reconhecendo os laços históricos entre as duas regiões, bem como suas culturas únicas e complementares, a Cúpula serviu como uma plataforma de referência para o fortalecimento da cooperação, capitalizando a inovação, a educação, os investimentos e as indústrias criativas para o desenvolvimento futuro do turismo.
Dando as boas-vindas a cerca de 200 participantes de alto nível, entre eles 14 ministros, representando 27 países (15 das Américas e 12 da África), o Secretário-Geral de Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, disse: "Esta cúpula oferece uma plataforma única para estabelecer conexões e construir pontes entre a África e as Américas, criar parcerias estratégicas inter-regionais, promover projetos de cooperação Sul-Sul, tudo em benefício do setor de turismo das duas regiões."
A Diretora Executiva de Turismo, ONU, Natalia Bayona, disse: "A África e as Américas são dotadas de uma rica herança cultural, paisagens diversas e profundas conexões históricas. No entanto, reconhecemos que, devido a vários desafios - como conectividade limitada, barreiras regulatórias e administrativas e falta de consciência mútua do mercado - nosso relacionamento entre turistas não é tão forte quanto poderia e deveria ser. Nosso objetivo hoje é enfrentar esses desafios de frente, promovendo a colaboração que impulsionará o desenvolvimento econômico, promoverá o intercâmbio cultural e incentivará práticas sustentáveis que beneficiem todas as nossas comunidades."
A Declaração de Punta Cana
Como um sinal claro da cooperação Sul-Sul, a Declaração de Punta Cana estabeleceu um conjunto de compromissos compartilhados para o desenvolvimento do turismo como motor do desenvolvimento inclusivo. Por meio da Declaração, os líderes do turismo de ambas as regiões reconhecem a importante necessidade de "intensificar os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável" por meio do turismo, com um foco firme em "investimentos estratégicos, educação, inovação e indústrias criativas". Incorporando o espírito da histórica Cúpula de Punta Cana, a Declaração também enfatiza a importância do turismo como uma ferramenta para a preservação da cultura e do patrimônio compartilhados e únicos.
Os signatários da Declaração assinalaram sua intenção de "redobrar seus esforços", principalmente nas seguintes áreas:
Investimentos estratégicos: Fortalecer as parcerias público-privadas, estimular investimentos no setor e priorizar investimentos por meio de políticas eficazes. Além disso, para aumentar a conectividade entre as duas regiões, tanto em termos de melhores ligações aéreas quanto de intercâmbio cultural fortalecido.
Desenvolvimento e treinamento de habilidades: Priorizar o investimento em educação e treinamento em turismo, expandir o acesso ao aprendizado online e offline e promover o uso de inovação e novas habilidades digitais para aprimorar o conhecimento da força de trabalho do turismo.
Inovação: Apoiar concursos para empresas em fase de arranque e empreendedores em ambas as regiões, apoiar melhor as MPME, incluindo nas comunidades rurais, e promover soluções inovadoras centradas na sustentabilidade e na ação climática.
Indústrias criativas: Promover o papel das indústrias culturais e criativas no setor do turismo, nomeadamente através do financiamento de projetos com potencial para atrair turistas e desenvolver novos e diversificados destinos e rotas culturais, e assegurar que os benefícios que o setor proporciona se centrem no desenvolvimento social e inclusivo.
Cooperação inter-regional: Apoiar a análise de mercado e outras pesquisas para identificar áreas potenciais de crescimento e oportunidade compartilhados, desenvolver estratégias compartilhadas para o desenvolvimento do turismo, inclusive por meio de mídia digital, novos produtos e feiras internacionais de turismo.
Investimentos e Educação: "Construindo um amanhã melhor, hoje"
Em linha com o foco mais amplo da ONU Turismo em investimentos em turismo, a Cúpula reuniu líderes dos setores público e privado, juntamente com os principais representantes de instituições financeiras para avaliar o cenário atual, as tendências e as perspectivas para a África e as Américas.
Os palestrantes de alto nível observaram o enorme potencial para iniciativas de investimento conjunto entre as duas regiões, enfatizando o papel crescente dos bancos públicos e privados. A Cúpula também se concentrou na importância vital dos investimentos para impulsionar a transição verde do turismo na África e nas Américas, principalmente em infraestrutura e no setor hoteleiro.
Juntamente com a inovação, a Cúpula também colocou o foco na educação e no treinamento, observando a necessidade urgente de trabalhadores qualificados em ambas as regiões. Com o foco em "Jovens Talentos Liderando a Transformação", os líderes do turismo reconheceram a necessidade de iniciativas conjuntas de capacitação, desenvolvimento de currículo e parcerias entre instituições acadêmicas, partes interessadas do setor e órgãos governamentais.