Em setembro, a Norwegian teve 2.263.270 passageiros, enquanto a Widerøe teve 356.259 passageiros, totalizando 2.619.529 para o Grupo Norwegian. A capacidade aumentou 10%, enquanto o número de passageiros aumentou 11% em comparação a setembro de 2023. A Norwegian responde ativamente aos desafios externos que impactam a companhia aérea mantendo um forte foco nos custos, mesmo com números positivos de tráfego em setembro.
(© Norwegian) |
“Estou satisfeito que aumentamos a taxa de ocupação durante o verão e na temporada de outono, ao mesmo tempo em que entregamos um crescimento de capacidade de dois dígitos. O período de férias escolares de outono na Noruega está indo bem, e estamos ansiosos por um outubro movimentado e uma próxima temporada de inverno com muitos destinos novos e emocionantes. Embora estejamos felizes com o desempenho, não estamos complacentes. Estamos gerenciando ativamente os custos para mitigar quaisquer desafios futuros”, disse Geir Karlsen, CEO, Norwegian.
A capacidade da Norwegian (ASK) foi de 3.541 milhões de assentos-quilômetro, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O tráfego real de passageiros (RPK) foi de 3.017 milhões de assentos-quilômetro, um aumento de 12% em relação a setembro de 2023. A taxa de ocupação aumentou 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, para 85,2%. Em setembro, a Norwegian operou com regularidade, ou seja, participação de voos programados, de 99,4%. A pontualidade, ou seja, participação de voos partindo dentro de 15 minutos do horário programado, foi de 78,6%, queda de 6 pontos percentuais em relação a setembro do ano passado, em parte devido ao clima e às pesadas restrições de controle de tráfego aéreo. A Norwegian operou uma média de 86 aeronaves em setembro.
Greve da Boeing causa preocupação
A Boeing tem enfrentado diferentes desafios nos últimos anos, o mais recente sendo a greve em andamento. Agora, entrando na quarta semana da greve, mais de 30.000 técnicos e mecânicos entraram em greve, impactando ainda mais um cronograma de produção já bastante atrasado.
“A greve está atrasando ainda mais as entregas da Boeing, que já estavam significativamente atrasadas. Isso atrasará nossas entregas até o próximo verão e aumentará os custos de curto prazo, exigindo que priorizemos medidas de economia de custos. Estamos considerando várias ações de mitigação para superar a escassez de aeronaves, como renovações de arrendamento”, disse Karlsen.
Para Widerøe, a capacidade (ASK) em setembro foi de 182 milhões de assentos-quilômetros. O tráfego real de passageiros (RPK) foi de 134 milhões de assentos-quilômetros, enquanto a taxa de ocupação foi de 73,5%, um aumento de 6,7 pontos percentuais em relação a setembro do ano passado.