Pular para o conteúdo principal


Embratur Discute Fortalecimento Do Turismo Regional No Interior Do Rio De Janeiro Com Grupo De Prefeituras

Reunião com Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense serviu para debater os caminhos para fortalecer e desenvolver novos produtos turísticos e novas experiências 

A Embratur e o Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) estão discutindo os caminhos para fortalecer as experiências turísticas rurais da região. Nesta quarta-feira (23), o Presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente do consórcio, Fátima Pacheco, e prefeitos de municípios do Rio para conversar sobre as ferramentas para auxiliar o trade turístico local no melhor caminho para promoção internacional do interior do estado. 

Marcelo Freixo, ao centro, recebeu membros do Cidennf na sede da Embratur, em Brasília.
(Embratur © Renato Vaz)

A região da Rota Caminhos do Açúcar agrega fazendas históricas, turismo de natureza e também o Quilombo Fazenda Machadinha, que fica em Quissamã (RJ). Freixo destacou a importância do afroturismo como um atrativo para a região e sugeriu a Fátima um encontro na comunidade quilombola com os prefeitos que fazem parte do consórcio e autoridades do governo para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Cidennf. 

Para Freixo, interiorizar o turismo no Rio é uma oportunidade de impulsionar o turismo internacional no estado. “Incentivar o turismo nessas cidades no norte e noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país. E é preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, disse. 


Já o Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Embratur, Bruno Reis, destacou a importância de “fortalecer novos produtos e novas experiências no Brasil”. “É muito importante entender como a organização do consórcio consegue trazer para a luz as iniciativas municipais. O trabalho em conjunto com a Embratur vai ser de aproximar para a tomada de decisão em relação à inteligência de dados, produção de uma marca e de um posicionamento turístico dessa região, para que a gente tenha turistas internacionais chegando no curto e no médio prazo”, explicou. 

A Presidente do consórcio, Fátima Pacheco, por sua vez, afirmou que a proximidade com a Agência será importante para o fortalecimento da região. “Nossa intenção é se preparar para receber o turista cada vez mais e caminhar também, para receber inclusive o turista internacional. Uma vez que a gente vai qualificar o trade, vai integrar essa rede nacional e mostrar as riquezas tanto naturais quanto históricas que a gente tem lá no interior”, detalhou. 

Após o encontro, a área técnica do Cidennf participou de uma conversa com o Gerente de Inteligência de Dados, Embratur, Fábio Montanheiro, o Gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE), Alexandre Nakagawa, o Coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, e o Assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins, para conhecer o painel de dados e outras ações da Agência que podem se adequar melhor para o fortalecimento e promoção dos produtos turísticos do norte e noroeste fluminense. 


Dados Positivos 

De acordo com informações do Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro de 2024, 1.075.879 de turistas internacionais - um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em setembro, a alta foi de 41,2% - enquanto em 2023 foram 82.149 viajantes internacionais desembarcando no estado, em todo o mês passado foram 116.004. 

Os dados foram divulgados na segunda-feira (14) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. No país, entre janeiro e setembro de 2024, o número total de turistas vindos de outros países subiu 12%, com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro de 2023. Nos primeiros nove meses do ano, o país já contabiliza 4.897.671 de turistas internacionais. 


Caminhos do Açúcar 

O encontro desta quarta aconteceu depois de um encontro virtual entre representantes da Embratur e do Cidennf, na última terça-feira, para tratar da divulgação do Festival Regional Caminhos do Açúcar, que acontecerá em 2025. O evento integra o Projeto da Rota Regional Caminhos do Açúcar e reúne empresários da gastronomia fluminense, feira de produtores, palestras, oficinas de gastronomia e música com o objetivo de incentivar novos negócios, network e contribuir para o desenvolvimento do turismo regional no estado do Rio. 

O Festival Regional Caminhos do Açúcar celebra a história, cultura e turismo locais e regionais em uma ampla variedade de atrativos relacionados à religiosidade, gastronomia, esportes, lazer e patrimônio. A iniciativa, segundo os organizadores, é um impulso ao turismo regional, com valorização das belezas naturais, de atrativos culturais e o desenvolvimento socioeconômico. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades