Mais dois aeroportos operados pela Swedavia acabaram de atingir o Nível 5 de Acreditação de Carbono Aeroportuário, confirmando a posição da Swedavia como uma das líderes globais em gestão de carbono. Essa conquista eleva o número total de aeroportos credenciados Nível 5 no mundo para 18
Bruxelas - A Swedavia solidificou ainda mais sua posição como uma das pioneiras globais na descarbonização da aviação com o Aeroporto de Estocolmo Arlanda e o Aeroporto de Ronneby alcançando o Nível 5, o nível mais alto no programa Airport Carbon Accreditation. Como resultado, quatro dos dez aeroportos da Swedavia agora detêm o nível mais alto de certificação climática - seguindo o Aeroporto de Göteborg Landvetter e o Aeroporto de Malmö, que alcançaram o Nível 5 em dezembro de 2023. Os seis aeroportos restantes da Swedavia estão a caminho de atingir o nível de certificação mais alto até 2026, como parte de seu compromisso estratégico de atingir a descarbonização em todos os escopos até 2050.
Vista interna do Estocolmo/Arlanda. (© Bing Imagens) |
Olivier Jankovec, Diretor Geral, ACI EUROPE disse: "Estou emocionado com a Swedavia credenciando mais dois aeroportos no Nível 5, incluindo o maior hub da Suécia - uma conquista verdadeiramente notável. Ao atingir e manter um saldo líquido zero para emissões de Escopo 1 e 2, e também lidar com emissões de Escopo 3 por meio de forte engajamento de terceiros, os aeroportos de Estocolmo Arlanda e Ronneby estão agora entre os 18 pioneiros em todo o mundo a atingir esse nível de gerenciamento de carbono. Isso faz com que a Swedavia se destaque como um exemplo líder e brilhante de como os aeroportos não estão apenas comprometidos com o líquido zero, mas realmente trabalhando duro para cumprir esse compromisso. Isso não é uma surpresa, pois a Swedavia já foi a primeira operadora de aeroportos globalmente a certificar todos os seus aeroportos no nível de Neutralidade em 2010."
Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO, Swedavia, disse: “É realmente gratificante que, com a certificação de Arlanda e Ronneby, a Swedavia tenha agora quatro de seus dez aeroportos certificados no mais alto nível dentro da estrutura de Acreditação de Carbono Aeroportuário. Isso mostra que continuamos a liderar o caminho e escolhemos investir na transição climática absolutamente vital da aviação para viagens aéreas sustentáveis. Esta certificação é o resultado de nossos esforços de longo prazo, onde adotamos uma abordagem holística para todo o ecossistema dos aeroportos e também envolvemos nossos parceiros na transição. Dos 18 aeroportos com Acreditação de Carbono Aeroportuário Nível 5 em todo o mundo, a Swedavia tem quatro.”
Os aeroportos de Amsterdã Schiphol, Beja, Christchurch, Delhi, Eindhoven, Gotemburgo Landvetter, Ivalo, Kempegowda, Kittilä, Kuusamo, Madeira, Malmö, Ponta Delgada, Ronneby, Rotterdam-Haia, Rovaniemi, Estocolmo Arlanda e Toulon-Hyères atingiram o nível 5 até agora.