Fórum Mundial De Turismo Gastronômico Segue Para O Bahrein Para Se Concentrar Na Diversificação Econômica E Inclusão
Madrid, Espanha - O 9º Fórum Mundial de Turismo da ONU sobre Turismo Gastronômico acontecerá em Manama, Bahrein, nos dias 18 e 19 de novembro, com o tema "Turismo Gastronomia: Um Impulsionador da Diversificação e Inclusão Econômica".
(© UN Tourism) |
Isso marca a primeira vez que o Fórum será realizado no Oriente Médio. Reunindo líderes globais, formuladores de políticas, especialistas do setor e Chef´s renomados, o evento enfatizará o poder transformador do turismo gastronômico no avanço da resiliência econômica, inclusão, sustentabilidade e construção de uma imagem forte para os destinos.
Os melhores Chef´s juntam-se aos líderes do setor
Co-organizado com o Basque Culinary Center (BCC) e organizado pelo Reino do Bahrein, as discussões contarão com Ministros do Turismo de todo o mundo e do Oriente Médio. Juntando-se a eles estarão Chef´s premiados, como a Chef Alejandra Espinoza do Restaurante Somos (Equador) e o Chef Rudolf Stefan do Konoba Pelegrini (Croácia). A participação principal incluirá Tim Brooke-Webb, Diretor Administrativo da 50 Best, capacitando Chef´s em todo o mundo e promovendo um diálogo global que eleva a gastronomia como uma força cultural, econômica e criativa fundamental.
O fórum destacará as principais iniciativas que enfatizam a qualidade e as origens dos produtos, como a iniciativa "From Farm to Fork" da Jordânia, um exemplo de turismo culinário sustentável, e o Collège Culinaire de France, reconhecido por promover refeições de qualidade e apoiar artesãos comprometidos com a preservação do savoir-faire tradicional. O evento também apresentará o Grupo Sagardi da Espanha, um grupo líder em hospitalidade que se baseia nas raízes gastronômicas para oferecer experiências culinárias autênticas e de alta qualidade.
Em linha com as discussões sobre o aproveitamento do patrimônio cultural imaterial, o fórum explorará temas-chave, como o uso de propriedade intelectual e branding para aprimorar a marca do destino, a preservação do patrimônio culinário e da biodiversidade e a promoção de experiências culturais autênticas e imersivas que envolvem toda a cadeia de valor do turismo gastronômico. Especialistas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), do movimento global Slow Food e da Rede de Turismo Criativo abordarão esses tópicos.
Desperdício de alimentos e inovação são chaves para a sustentabilidade
A sustentabilidade continuará sendo um foco central, com discussões sobre a redução do desperdício de alimentos, integração de princípios de economia circular e promoção do fornecimento local. Uma masterclass da LightBlue Consulting (Tailândia) se aprofundará em soluções circulares para redução do desperdício de alimentos, seguida por uma sessão com contribuições da renomada Chef e defensora do desperdício de alimentos do PNUMA para a Recipe of Change, Leyla Fathallah (Emirados Árabes Unidos), Coordenadora do Programa de Turismo Sustentável One Planet (PNUMA) e Ehfaaz (Emirados Árabes Unidos), uma start-up de economia circular especializada em reciclagem de circuito fechado.
A inovação também será um pilar fundamental do evento, com a Meta liderando uma masterclass sobre o impacto das mídias sociais e da tecnologia na reformulação do turismo gastronômico. Um painel de discussão explorará ainda mais como construir a imagem de um destino por meio da gastronomia. Além disso, o Fórum sediará a final do 4º Concurso Global de Startups de Turismo de Gastronomia da ONU, onde startups de todo o mundo apresentarão soluções inovadoras destinadas a enfrentar os desafios do setor de turismo gastronômico.
Demonstrações de culinária ao vivo por Chef´s do Bahrein oferecerão aos participantes uma experiência imersiva das tradições culinárias únicas do Bahrein, enquanto atividades paralelas permitirão que os participantes explorem a rica herança cultural e histórica do país.
As inscrições estão abertas até 31 de outubro de 2024.