Pular para o conteúdo principal


Fórum Mundial De Turismo Gastronômico Segue Para O Bahrein Para Se Concentrar Na Diversificação Econômica E Inclusão

Madrid, Espanha - O 9º Fórum Mundial de Turismo da ONU sobre Turismo Gastronômico acontecerá em Manama, Bahrein, nos dias 18 e 19 de novembro, com o tema "Turismo Gastronomia: Um Impulsionador da Diversificação e Inclusão Econômica". 

(© UN Tourism) 

Isso marca a primeira vez que o Fórum será realizado no Oriente Médio. Reunindo líderes globais, formuladores de políticas, especialistas do setor e Chef´s renomados, o evento enfatizará o poder transformador do turismo gastronômico no avanço da resiliência econômica, inclusão, sustentabilidade e construção de uma imagem forte para os destinos. 


Os melhores Chef´s juntam-se aos líderes do setor 

Co-organizado com o Basque Culinary Center (BCC) e organizado pelo Reino do Bahrein, as discussões contarão com Ministros do Turismo de todo o mundo e do Oriente Médio. Juntando-se a eles estarão Chef´s premiados, como a Chef Alejandra Espinoza do Restaurante Somos (Equador) e o Chef Rudolf Stefan do Konoba Pelegrini (Croácia). A participação principal incluirá Tim Brooke-Webb, Diretor Administrativo da 50 Best, capacitando Chef´s em todo o mundo e promovendo um diálogo global que eleva a gastronomia como uma força cultural, econômica e criativa fundamental. 

O fórum destacará as principais iniciativas que enfatizam a qualidade e as origens dos produtos, como a iniciativa "From Farm to Fork" da Jordânia, um exemplo de turismo culinário sustentável, e o Collège Culinaire de France, reconhecido por promover refeições de qualidade e apoiar artesãos comprometidos com a preservação do savoir-faire tradicional. O evento também apresentará o Grupo Sagardi da Espanha, um grupo líder em hospitalidade que se baseia nas raízes gastronômicas para oferecer experiências culinárias autênticas e de alta qualidade. 

Em linha com as discussões sobre o aproveitamento do patrimônio cultural imaterial, o fórum explorará temas-chave, como o uso de propriedade intelectual e branding para aprimorar a marca do destino, a preservação do patrimônio culinário e da biodiversidade e a promoção de experiências culturais autênticas e imersivas que envolvem toda a cadeia de valor do turismo gastronômico. Especialistas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), do movimento global Slow Food e da Rede de Turismo Criativo abordarão esses tópicos. 


Desperdício de alimentos e inovação são chaves para a sustentabilidade 

A sustentabilidade continuará sendo um foco central, com discussões sobre a redução do desperdício de alimentos, integração de princípios de economia circular e promoção do fornecimento local. Uma masterclass da LightBlue Consulting (Tailândia) se aprofundará em soluções circulares para redução do desperdício de alimentos, seguida por uma sessão com contribuições da renomada Chef e defensora do desperdício de alimentos do PNUMA para a Recipe of Change, Leyla Fathallah (Emirados Árabes Unidos), Coordenadora do Programa de Turismo Sustentável One Planet (PNUMA) e Ehfaaz (Emirados Árabes Unidos), uma start-up de economia circular especializada em reciclagem de circuito fechado. 

A inovação também será um pilar fundamental do evento, com a Meta liderando uma masterclass sobre o impacto das mídias sociais e da tecnologia na reformulação do turismo gastronômico. Um painel de discussão explorará ainda mais como construir a imagem de um destino por meio da gastronomia. Além disso, o Fórum sediará a final do 4º Concurso Global de Startups de Turismo de Gastronomia da ONU, onde startups de todo o mundo apresentarão soluções inovadoras destinadas a enfrentar os desafios do setor de turismo gastronômico. 

Demonstrações de culinária ao vivo por Chef´s do Bahrein oferecerão aos participantes uma experiência imersiva das tradições culinárias únicas do Bahrein, enquanto atividades paralelas permitirão que os participantes explorem a rica herança cultural e histórica do país. 

As inscrições estão abertas até 31 de outubro de 2024. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades