Pular para o conteúdo principal


IATA: Experiência De Viagem Totalmente Digital Mais Próxima Da Realidade

Bangkok, Tailândia - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e seus parceiros demonstraram com sucesso que a indústria está pronta para oferecer uma experiência de viagem aérea totalmente digital. Isso foi alcançado em uma prova de conceito (PoC) envolvendo dois passageiros usando carteiras digitais e credenciais de viagem diferentes em uma viagem de ida e volta entre Hong Kong e Tóquio. 

(© Bing Imagens) 

A IATA fez parceria com a Cathay Pacific, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto Internacional de Narita, a Branchspace, a Facephi, a NEC, a Neoke, a Northern Block e a SICPA para a viagem que ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro. Os elementos aeroportuários deste PoC foram conduzidos em um ambiente ao vivo, com base em um PoC inicial realizado em um ambiente de teste em 2023. 

No PoC, dois viajantes usaram carteiras digitais contendo seu passaporte digital, ID da empresa e credenciais de passageiro frequente para obter ofertas personalizadas, reservar um voo, obter um visto, verificar sua documentação de viagem, fazer Check-In e receber cartões de embarque. Os viajantes usaram a identificação biométrica para gerenciar os processos do aeroporto em um ambiente ao vivo, sem mostrar repetidamente seus documentos de viagem. A jornada bem-sucedida integrou sete credenciais verificáveis (cópia do passaporte eletrônico, imagem biométrica ao vivo, cópia do visto, ID da empresa, associação de passageiro frequente, pedido e cartão de embarque), duas carteiras digitais e um registro de confiança para verificar os emissores. 


"Uma experiência de viagem totalmente digital alimentada por identidade digital e biometria passou da teoria para a realidade comprovada. O desafio agora é tornar essa experiência de viagem mais eficiente disponível para todos os viajantes. Há boas razões para otimismo. Com os padrões One ID já em vigor e a expansão do Modern Airline Retailing para oferecer suporte à identidade digital com os mais altos níveis de privacidade e proteção de dados, o setor pode estar pronto para isso em um futuro muito próximo. Os esforços do governo para adotar credenciais digitais de viagem com base nos padrões da ICAO estão acelerando. A Europa já está planejando emitir carteiras de identidade digital para cidadãos e residentes até 2027", disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção, IATA. 


Detalhes 

Este piloto bem-sucedido é um passo fundamental para uma experiência de viagem digital perfeita, permitindo que as companhias aéreas ofereçam viagens mais personalizadas, seguras e eficientes para os passageiros usando identidade digital, garantindo que o processamento manual tradicional permaneça disponível para aqueles que preferem ou caso sejam necessários sistemas de backup

O PoC demonstrou que a visão de varejo de companhias aéreas modernas da IATA e os padrões One ID da IATA podem melhorar perfeitamente a experiência do passageiro, desde as compras até as viagens, em harmonização com os processos existentes das companhias aéreas/aeroportos. Com o documento de identidade de um viajante armazenado com segurança em uma carteira digital, o viajante pode consentir em compartilhar sua biometria para passar por vários pontos de verificação do aeroporto - como despacho de bagagem, segurança, imigração e embarque - sem precisar mostrar documentos físicos. Ao fazer isso, vários outros elementos-chave da experiência de viagem digital foram validados:

• Os padrões do setor para apoiar uma experiência de viagem digital são adequados à finalidade: 

o Credenciais verificáveis (VCs) para VCs biométricos vivos e VCs de cartão de embarque, desenvolvidos este ano, foram testados com sucesso. Além disso, um Visa VC foi usado com sucesso para demonstrar a verificação de documentos sem papel. 

o O projeto de Orientação Técnica para Digitalização da Admissibilidade foi usado como base para definir com sucesso os requisitos de interoperabilidade. 

• Interoperabilidade crítica: o uso bem-sucedido de vários emissores, verificadores e carteiras de capital de risco por dois viajantes na viagem de ida e volta validou a flexibilidade da tecnologia necessária em todos os estágios e jurisdições de viagem. Os VCs se integraram perfeitamente aos sistemas biométricos existentes nos aeroportos de Narita, em Hong Kong e Tóquio. 

• O Registro de Emissor Confiável foi testado com sucesso: Este sistema verifica se uma credencial foi emitida por uma entidade confiável. Para permitir a adoção generalizada, é desejado um ecossistema aberto com emissores de credenciais dos setores público e privado, tornando essa verificação crítica. 


Centro de Dados e Tecnologia da IATA 

O HKG-NRT PoC foi desenvolvido no Centro de Dados e Tecnologia da IATA. O Hub reúne parceiros do setor de toda a cadeia de valor de viagens para desenvolver soluções e testar novas tecnologias para superar os desafios do setor. O objetivo é ajudar a indústria da aviação a gerar valor à medida que faz a transição para a digitalização. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades