Bangkok, Tailândia - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e seus parceiros demonstraram com sucesso que a indústria está pronta para oferecer uma experiência de viagem aérea totalmente digital. Isso foi alcançado em uma prova de conceito (PoC) envolvendo dois passageiros usando carteiras digitais e credenciais de viagem diferentes em uma viagem de ida e volta entre Hong Kong e Tóquio.
(© Bing Imagens) |
A IATA fez parceria com a Cathay Pacific, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto Internacional de Narita, a Branchspace, a Facephi, a NEC, a Neoke, a Northern Block e a SICPA para a viagem que ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro. Os elementos aeroportuários deste PoC foram conduzidos em um ambiente ao vivo, com base em um PoC inicial realizado em um ambiente de teste em 2023.
No PoC, dois viajantes usaram carteiras digitais contendo seu passaporte digital, ID da empresa e credenciais de passageiro frequente para obter ofertas personalizadas, reservar um voo, obter um visto, verificar sua documentação de viagem, fazer Check-In e receber cartões de embarque. Os viajantes usaram a identificação biométrica para gerenciar os processos do aeroporto em um ambiente ao vivo, sem mostrar repetidamente seus documentos de viagem. A jornada bem-sucedida integrou sete credenciais verificáveis (cópia do passaporte eletrônico, imagem biométrica ao vivo, cópia do visto, ID da empresa, associação de passageiro frequente, pedido e cartão de embarque), duas carteiras digitais e um registro de confiança para verificar os emissores.
"Uma experiência de viagem totalmente digital alimentada por identidade digital e biometria passou da teoria para a realidade comprovada. O desafio agora é tornar essa experiência de viagem mais eficiente disponível para todos os viajantes. Há boas razões para otimismo. Com os padrões One ID já em vigor e a expansão do Modern Airline Retailing para oferecer suporte à identidade digital com os mais altos níveis de privacidade e proteção de dados, o setor pode estar pronto para isso em um futuro muito próximo. Os esforços do governo para adotar credenciais digitais de viagem com base nos padrões da ICAO estão acelerando. A Europa já está planejando emitir carteiras de identidade digital para cidadãos e residentes até 2027", disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção, IATA.
Detalhes
Este piloto bem-sucedido é um passo fundamental para uma experiência de viagem digital perfeita, permitindo que as companhias aéreas ofereçam viagens mais personalizadas, seguras e eficientes para os passageiros usando identidade digital, garantindo que o processamento manual tradicional permaneça disponível para aqueles que preferem ou caso sejam necessários sistemas de backup.
O PoC demonstrou que a visão de varejo de companhias aéreas modernas da IATA e os padrões One ID da IATA podem melhorar perfeitamente a experiência do passageiro, desde as compras até as viagens, em harmonização com os processos existentes das companhias aéreas/aeroportos. Com o documento de identidade de um viajante armazenado com segurança em uma carteira digital, o viajante pode consentir em compartilhar sua biometria para passar por vários pontos de verificação do aeroporto - como despacho de bagagem, segurança, imigração e embarque - sem precisar mostrar documentos físicos. Ao fazer isso, vários outros elementos-chave da experiência de viagem digital foram validados:
• Os padrões do setor para apoiar uma experiência de viagem digital são adequados à finalidade:
o Credenciais verificáveis (VCs) para VCs biométricos vivos e VCs de cartão de embarque, desenvolvidos este ano, foram testados com sucesso. Além disso, um Visa VC foi usado com sucesso para demonstrar a verificação de documentos sem papel.
o O projeto de Orientação Técnica para Digitalização da Admissibilidade foi usado como base para definir com sucesso os requisitos de interoperabilidade.
• Interoperabilidade crítica: o uso bem-sucedido de vários emissores, verificadores e carteiras de capital de risco por dois viajantes na viagem de ida e volta validou a flexibilidade da tecnologia necessária em todos os estágios e jurisdições de viagem. Os VCs se integraram perfeitamente aos sistemas biométricos existentes nos aeroportos de Narita, em Hong Kong e Tóquio.
• O Registro de Emissor Confiável foi testado com sucesso: Este sistema verifica se uma credencial foi emitida por uma entidade confiável. Para permitir a adoção generalizada, é desejado um ecossistema aberto com emissores de credenciais dos setores público e privado, tornando essa verificação crítica.
Centro de Dados e Tecnologia da IATA
O HKG-NRT PoC foi desenvolvido no Centro de Dados e Tecnologia da IATA. O Hub reúne parceiros do setor de toda a cadeia de valor de viagens para desenvolver soluções e testar novas tecnologias para superar os desafios do setor. O objetivo é ajudar a indústria da aviação a gerar valor à medida que faz a transição para a digitalização.