ICAO LTAG Stocktaking: Setor De Aviação Avança Em Direção À Meta De Emissões Líquidas Zero De Carbono
Montreal, Canadá - Apoiado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o setor de aviação global continuou seus esforços para atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050.
(© Bing Imagens) |
O Balanço do Objetivo Aspiracional de Longo Prazo (LTAG) da OACI para 2024, o sexto evento da OACI, reuniu cerca de 400 participantes na semana passada para trocar conhecimentos, apresentar projetos bem-sucedidos e identificar prioridades em resposta à necessidade urgente de ação sobre a descarbonização no setor de aviação.
O evento de quatro dias, realizado na sede da OACI em Montreal, contou com 90 palestrantes representando uma ampla gama de partes interessadas, incluindo governos, setores de aviação e energia, instituições de pesquisa, start-ups, instituições financeiras e organizações da sociedade civil.
"Nós nos reunimos para enfrentar um dos desafios mais significativos da aviação: alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. Estamos aqui para compartilhar o progresso, aprender uns com os outros e traçar nosso caminho a seguir. Este evento de Balanço representa mais um passo importante em nossa jornada em direção a essa meta ambiciosa", comentou Salvatore Sciacchitano, Presidente do Conselho, OACI.
O evento abordou uma ampla gama de tópicos cruciais. Os painéis de discussão se concentraram nos últimos desenvolvimentos em tecnologias de aeronaves, uso de hidrogênio na aviação, melhorias operacionais e infraestrutura aeroportuária. Várias sessões também foram dedicadas aos Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), abordando políticas, parcerias, certificação sustentável, contabilidade, suporte à implementação e financiamento. Os temas comuns incluíram a importância de envolver todas as partes interessadas e o papel da OACI no desenvolvimento de políticas harmonizadas para apoiar a transição energética.
O Secretário-Geral, OACI, Juan Carlos Salazar, enfatizou a importância de mostrar o compromisso do setor de aviação com a sustentabilidade: "Temos que aumentar nosso alcance em relação aos nossos esforços e sucessos, destacando a aviação como um setor responsável, com caminhos concretos para o zero líquido e priorizando o setor de aviação nas mentes dos formuladores de políticas e tomadores de decisão em todos os níveis de governo."
O evento também destacou a Estrutura Global da ICAO para Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), Combustíveis de Aviação de Baixo Carbono (LCAF) e outras fontes de energia mais limpas para a aviação. As discussões acompanharam o progresso do Roteiro da OACI sobre a implementação dessas iniciativas, com o lançamento de ferramentas que rastreiam o progresso do Quadro Global em seus quatro Blocos de Construção (Política e Planejamento, Quadro Regulatório, Apoio à Implementação e Financiamento).
O evento apresentou o ICAO Finvest Hub, uma nova iniciativa para conectar projetos de descarbonização da aviação com potenciais investidores. Destacando que contará com um banco de dados abrangente de financiamento e fontes de financiamento, o Secretário-Geral, OACI, Juan Carlos Salazar, observou que "o ICAO Finvest Hub é nossa contribuição para facilitar o financiamento para a descarbonização do setor de aviação". O Hub foi projetado para simplificar a grande quantidade de informações disponíveis, tornando-as mais acessíveis a desenvolvedores de energia, produtores de combustível e gerentes de infraestrutura de energia, ao mesmo tempo em que promove a cooperação em mecanismos de mitigação de riscos para o planejamento de projetos em estágio inicial.
Além disso, as discussões se concentraram no programa da OACI de Assistência, Reforço de Capacidades e Formação para o SAF (ACT-SAF), que ajudará a acelerar a prestação de apoio à implementação onde é mais necessário. O programa ACT-SAF conta com mais de 200 parceiros, promovendo iniciativas importantes em treinamento, estudos de viabilidade, implementação de negócios e suporte contínuo para a produção de SAF. A OACI está defendendo ativamente a expansão de parcerias por meio do ACT-SAF para garantir uma transição verde inclusiva para a aviação global.
À medida que o setor de aviação avança em direção à sua meta de emissões líquidas zero para 2050, eventos como o ICAO LTAG Stocktaking continuarão a ser fundamentais para promover a colaboração, compartilhar conhecimento e acelerar a implementação de soluções sustentáveis em todo o setor. O balanço informará as discussões entre os 193 Estados-Membros da OACI na próxima sessão da Assembleia da OACI, que acontecerá em Montreal em setembro de 2025.