Pular para o conteúdo principal



ICAO LTAG Stocktaking: Setor De Aviação Avança Em Direção À Meta De Emissões Líquidas Zero De Carbono

Montreal, Canadá - Apoiado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o setor de aviação global continuou seus esforços para atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. 

(© Bing Imagens) 

O Balanço do Objetivo Aspiracional de Longo Prazo (LTAG) da OACI para 2024, o sexto evento da OACI, reuniu cerca de 400 participantes na semana passada para trocar conhecimentos, apresentar projetos bem-sucedidos e identificar prioridades em resposta à necessidade urgente de ação sobre a descarbonização no setor de aviação. 

O evento de quatro dias, realizado na sede da OACI em Montreal, contou com 90 palestrantes representando uma ampla gama de partes interessadas, incluindo governos, setores de aviação e energia, instituições de pesquisa, start-ups, instituições financeiras e organizações da sociedade civil. 

"Nós nos reunimos para enfrentar um dos desafios mais significativos da aviação: alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. Estamos aqui para compartilhar o progresso, aprender uns com os outros e traçar nosso caminho a seguir. Este evento de Balanço representa mais um passo importante em nossa jornada em direção a essa meta ambiciosa", comentou Salvatore Sciacchitano, Presidente do Conselho, OACI. 


O evento abordou uma ampla gama de tópicos cruciais. Os painéis de discussão se concentraram nos últimos desenvolvimentos em tecnologias de aeronaves, uso de hidrogênio na aviação, melhorias operacionais e infraestrutura aeroportuária. Várias sessões também foram dedicadas aos Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), abordando políticas, parcerias, certificação sustentável, contabilidade, suporte à implementação e financiamento. Os temas comuns incluíram a importância de envolver todas as partes interessadas e o papel da OACI no desenvolvimento de políticas harmonizadas para apoiar a transição energética. 

O Secretário-Geral, OACI, Juan Carlos Salazar, enfatizou a importância de mostrar o compromisso do setor de aviação com a sustentabilidade: "Temos que aumentar nosso alcance em relação aos nossos esforços e sucessos, destacando a aviação como um setor responsável, com caminhos concretos para o zero líquido e priorizando o setor de aviação nas mentes dos formuladores de políticas e tomadores de decisão em todos os níveis de governo." 

O evento também destacou a Estrutura Global da ICAO para Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), Combustíveis de Aviação de Baixo Carbono (LCAF) e outras fontes de energia mais limpas para a aviação. As discussões acompanharam o progresso do Roteiro da OACI sobre a implementação dessas iniciativas, com o lançamento de ferramentas que rastreiam o progresso do Quadro Global em seus quatro Blocos de Construção (Política e Planejamento, Quadro Regulatório, Apoio à Implementação e Financiamento). 


O evento apresentou o ICAO Finvest Hub, uma nova iniciativa para conectar projetos de descarbonização da aviação com potenciais investidores. Destacando que contará com um banco de dados abrangente de financiamento e fontes de financiamento, o Secretário-Geral, OACI, Juan Carlos Salazar, observou que "o ICAO Finvest Hub é nossa contribuição para facilitar o financiamento para a descarbonização do setor de aviação". O Hub foi projetado para simplificar a grande quantidade de informações disponíveis, tornando-as mais acessíveis a desenvolvedores de energia, produtores de combustível e gerentes de infraestrutura de energia, ao mesmo tempo em que promove a cooperação em mecanismos de mitigação de riscos para o planejamento de projetos em estágio inicial. 

Além disso, as discussões se concentraram no programa da OACI de Assistência, Reforço de Capacidades e Formação para o SAF (ACT-SAF), que ajudará a acelerar a prestação de apoio à implementação onde é mais necessário. O programa ACT-SAF conta com mais de 200 parceiros, promovendo iniciativas importantes em treinamento, estudos de viabilidade, implementação de negócios e suporte contínuo para a produção de SAF. A OACI está defendendo ativamente a expansão de parcerias por meio do ACT-SAF para garantir uma transição verde inclusiva para a aviação global. 

À medida que o setor de aviação avança em direção à sua meta de emissões líquidas zero para 2050, eventos como o ICAO LTAG Stocktaking continuarão a ser fundamentais para promover a colaboração, compartilhar conhecimento e acelerar a implementação de soluções sustentáveis em todo o setor. O balanço informará as discussões entre os 193 Estados-Membros da OACI na próxima sessão da Assembleia da OACI, que acontecerá em Montreal em setembro de 2025. 

Destaques da semana

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Hyatt fortalece presença global da marca "Grand Hyatt" com inaugurações em novos mercados e renovações notáveis

A marca Grand Hyatt continua expandindo sua presença, trazendo hospitalidade de primeira classe e experiências memoráveis ​​para os hóspedes em novos e importantes mercados de lazer e negócios, de Scottsdale a Bangalore  Chicago, EUA - A marca Grand Hyatt, apresentando um portfólio global de hotéis que celebram o icônico em pequenos detalhes e momentos magníficos, continua a expandir sua presença global em destinos importantes que mais importam para hóspedes, membros do World of Hyatt, clientes e proprietários. Com base nas últimas inaugurações do Grand Hyatt Deer Valley, Grand Hyatt Barcelona e Grand Hyatt Kuwait Residences, mais de 10 novos hotéis Grand Hyatt devem ser inaugurados até 2027 em novos mercados ao redor do mundo.  Grand Hyatt Grand Cayman Resort & Spa. (© Hyatt)  “A marca Grand Hyatt tem um legado rico, oferecendo um assento na primeira fila para os principais cantos do globo, fornecendo um pano de fundo para nossos membros e hóspedes saborearem momentos mais memorá

ACI EUROPE aborda os principais desafios para aviação na Turquia em pró do desenvolvimento sustentável do setor

Ancara, Turquia - A ACI EUROPE se reuniu hoje com o governo da Turquia para revisar e abordar os desafios enfrentados pelo país no desenvolvimento sustentável da conectividade aérea para contribuir ainda mais com sua economia e posicionamento global.  Vista aérea do Aeroporto Internacional de Istambul, Turquia. (© Bing Imagens)  Em reunião com Sua Excelência, o Sr. Abdulkadir Uraloğlu, Ministro dos Transportes e Infraestrutura, o Diretor Geral, ACI EUROPE, Olivier Jankovec, destacou a impressionante expansão da aviação turca nos últimos anos. Consequentemente, a conectividade aérea total na Turquia atingiu níveis recordes, tendo se expandido em +24% quando comparado aos níveis pré-pandêmicos (2019) - superando em muito a média europeia, que ainda precisa se recuperar (-14%). A esse respeito, o desempenho do Aeroporto iGA de Istambul está se destacando claramente, com o hub turco agora classificado como número 1 na Europa em conectividade aérea direta, acima da 5ª posição em 2019.  Ja

STR e TE reduzem previsão de crescimento de hotéis nos EUA na revisão final de 2024

Nashville, EUA - A STR e a Tourism Economics rebaixaram a taxa de crescimento na revisão final da previsão hoteleira dos EUA para 2024.  Nova York, EUA. (BTS.news/Arquivo)  Para 2024, os ganhos projetados na tarifa média diária (ADR) e na receita por quarto disponível (RevPAR) foram rebaixados, -0,5 pontos percentuais para +1,5% e -0,6 ppts para +1,4%, respectivamente. A ocupação para o ano foi reduzida em 0,1 ppts para 62,9%, após a previsão anterior projetar que a métrica permaneceria estável a partir de 2023. Para 2025, a projeção de crescimento da ocupação foi rebaixada em 0,4 ppts, e a previsão para aumentos de ADR e RevPAR foi reduzida para +1,6% e +1,8%, respectivamente.  “A perspectiva para 2025 continua um tanto em fluxo, com o sentimento positivo potencialmente compensado pelo maior custo de vida”, disse Amanda Hite, Presidente, STR. “Com base nas condições econômicas atuais, hotéis de alto padrão continuarão a impulsionar o desempenho do setor. A mudança na administração pr

Brasil: Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros transportados

Números reforçam o crescimento do turismo brasileiro e ampliam as oportunidades para mais brasileiros explorarem o país  O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro da história. Cerca de 8,3 milhões de passageiros voaram pelo Brasil no período, um aumento de 6,5% em relação a 2023. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destacam a contribuição do turismo para o aumento do fluxo de viajantes em destinos nacionais. No acumulado de 2024, o número se aproxima de 77 milhões de passageiros, o que corresponde a mais de 84% do total registrado em 2023.  Vista aérea do Aeroporto de Brasília (BSB). (BTS.news/Arquivo)  “Mais um marco histórico para o turismo e para a economia nacional! Transportar mais de 8,3 milhões de passageiros em um único mês demonstra a confiança crescente dos brasileiros em viajar e o impacto positivo das políticas públicas voltadas para o setor. Isso é fruto de um trabalho conjunto entre governo e iniciativa privada, como o programa Conheça o

Investimento global em turismo reflete resiliência e mudança em direção à sustentabilidade em 2024

Os investimentos greenfield no setor de turismo continuam a aumentar, com um interesse crescente em projetos relacionados à sustentabilidade e inovação  Madri, Espanha - O mais recente Relatório de Investimento em Turismo fDi 2024 ("Tendências globais de investimento greenfield no turismo"), divulgado pelo Financial Times em colaboração com a ONU Turismo e com o apoio da Diriyah Gate Company, oferece uma visão aprofundada das tendências globais de investimento greenfield no turismo, enfatizando a recuperação da pandemia e delineando os desenvolvimentos atuais.  (© UN Tourism)  De acordo com o relatório, o setor de turismo (chegadas e receitas de turistas internacionais) apresentou forte crescimento em 2023, com as receitas do turismo internacional já +3% acima em comparação com o nível de 2019 (um recorde para o setor).  Os investidores estrangeiros anunciaram um total de 1.943 projetos de IED no cluster do turismo entre 2019 e 2023, de acordo com o fDi Markets, o monitor