TIS2024 Oferecerá Estratégias Inovadoras Para Melhorar A Competitividade Do Turismo Através Da Tecnologia
Madrid, Espanha - A TIS – Tourism Innovation Summit 2024, a cimeira de inovação turística por excelência que se realizará de 23 a 25 de outubro em Sevilha, Espanha, abordará entre os seus temas como as PME e as grandes empresas do setor do turismo podem adotar estratégias disruptivas maximizando sua eficiência operacional, melhorar a sua competitividade, otimizar rendimentos e adaptar-se às novas exigências do mercado global. É por isso que reunirá os principais gestores e líderes da indústria do turismo para oferecer a sua visão sobre a estratégia, o crescimento e o futuro das operações turísticas num ambiente altamente competitivo.
O evento reunirá os principais gestores e líderes da indústria do turismo para oferecer a sua visão sobre a estratégia, o crescimento e o futuro das operações turísticas. (Divulgação) |
Se nos concentrarmos no setor do turismo europeu, um dos pilares da economia do Velho Continente, o seu crescimento tem sido significativo nas últimas décadas, gerando emprego e contribuindo significativamente para o PIB dos países membros. No entanto, para manter esta tendência e ser competitiva a nível global, é crucial que as empresas invistam em tecnologia. Especialistas como Morgann Lesné (Cambon Partners) e Bobby Demri (Roch Ventures), irão analisar o descompasso entre o tamanho do mercado turístico europeu e o financiamento tecnológico, um obstáculo que tem dificultado a competitividade da região nos últimos 15 anos. Além disso, explorarão como as recentes medidas regulamentares estão a estimular a inovação, com especial enfoque na sustentabilidade, e como o ecossistema europeu de startups está pronto para liderar a próxima revolução tecnológica no setor das viagens.
Ao longo deste processo, a colaboração entre diferentes setores tornou-se um motor chave para a inovação e resiliência na indústria do turismo. Para tal, líderes de diversas áreas irão debater no TIS2024 sobre como as alianças estratégicas estão a redefinir o futuro do turismo a nível global. Jorge A. Vasaro Acuilan, Diretor de Competitividade e Inovação da Secretaria de Turismo de Nuevo León; Emily Weiss, Diretora Administrativa Sênior e Líder Global da Indústria de Viagens, Accenture; e Boon Sian Chai, Diretor Geral e Vice-Presidente de Mercados Internacionais, Trip.com, compartilharão sua visão sobre como essas colaborações entre consultorias, plataformas digitais, operadoras de turismo e empresas de tecnologia estão melhorando soluções centradas no cliente, impulsionando a sustentabilidade e criando valor no setor.
A eficiência operacional é outro dos pilares fundamentais para melhorar a competitividade das empresas turísticas e é aqui que tecnologias inovadoras como a automação, a computação em nuvem e a análise de dados estão a transformar as operações diárias dos hotéis, OTA´s e operadores turísticos. Especialistas como Alvaro Rubio, Country Manager, SiteMinder, e Diego Fernández, CEO, Port Hotels, apresentarão casos práticos sobre como a adoção destas tecnologias não só está a ajudar a reduzir custos, mas também a melhorar a rentabilidade e a experiência do cliente.
Tecnologias para melhorar a rentabilidade dos negócios turísticos
A conferência TIS2024 também acolherá um fórum vertical focado na Gestão de Receitas, apresentando ferramentas e tecnologias que estão a transformar a gestão de receitas em hotéis, agências de viagens online (OTA´s) e operadores turísticos.
Neste sentido, a gestão de receitas é uma área crítica onde a tecnologia também desempenha um papel transformador. As empresas de turismo podem maximizar a sua rentabilidade implementando sistemas de gestão de receitas baseados na análise de dados e preços dinâmicos, algo que destacarão Álvaro Repetto (Kampaoh), Iliana Cruz (Parques Reunidos), Cori Inti Galindo (MINOR Hotels) e Dario Artiola (Radisson Hotel Group).
No caso da precificação dinâmica, algoritmos avançados de otimização de taxas e ferramentas de previsão de demanda estão revolucionando. Ignacio Valeros Blas (Iberia) e Neville Isaac (Taiga Resorts), explicarão como estas soluções permitem que hotéis e OTA´s ajustem os seus preços em tempo real, com base em fatores como a procura, a concorrência e o comportamento do consumidor, o que contribui para maximizar as receitas e rentabilidade das empresas turísticas.
Finalmente, o TIS2024 abordará também o papel crucial que os investidores desempenham no desenvolvimento e crescimento das empresas turísticas. Os executivos do setor de capital de risco irão aprofundar os tipos de inovações que estão atraindo a atenção dos investidores. Jesus Rodríguez Maseda (Savills) e Suzanna Chiu (Amadeus Ventures) oferecerão conselhos práticos sobre como se destacar para investidores de capital de risco e garantir financiamento para impulsionar o crescimento através da tecnologia.
O TIS é um evento que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sevilha, da Junta de Andaluzia, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e do WTTC, entre outras organizações e empregadores do setor.