Pular para o conteúdo principal



TIS2024 Oferecerá Estratégias Inovadoras Para Melhorar A Competitividade Do Turismo Através Da Tecnologia

Madrid, Espanha - A TIS – Tourism Innovation Summit 2024, a cimeira de inovação turística por excelência que se realizará de 23 a 25 de outubro em Sevilha, Espanha, abordará entre os seus temas como as PME e as grandes empresas do setor do turismo podem adotar estratégias disruptivas maximizando sua eficiência operacional, melhorar a sua competitividade, otimizar rendimentos e adaptar-se às novas exigências do mercado global. É por isso que reunirá os principais gestores e líderes da indústria do turismo para oferecer a sua visão sobre a estratégia, o crescimento e o futuro das operações turísticas num ambiente altamente competitivo. 

O evento reunirá os principais gestores e líderes da indústria do turismo para oferecer a sua visão sobre a estratégia, o crescimento e o futuro das operações turísticas. (Divulgação) 

Se nos concentrarmos no setor do turismo europeu, um dos pilares da economia do Velho Continente, o seu crescimento tem sido significativo nas últimas décadas, gerando emprego e contribuindo significativamente para o PIB dos países membros. No entanto, para manter esta tendência e ser competitiva a nível global, é crucial que as empresas invistam em tecnologia. Especialistas como Morgann Lesné (Cambon Partners) e Bobby Demri (Roch Ventures), irão analisar o descompasso entre o tamanho do mercado turístico europeu e o financiamento tecnológico, um obstáculo que tem dificultado a competitividade da região nos últimos 15 anos. Além disso, explorarão como as recentes medidas regulamentares estão a estimular a inovação, com especial enfoque na sustentabilidade, e como o ecossistema europeu de startups está pronto para liderar a próxima revolução tecnológica no setor das viagens. 

Ao longo deste processo, a colaboração entre diferentes setores tornou-se um motor chave para a inovação e resiliência na indústria do turismo. Para tal, líderes de diversas áreas irão debater no TIS2024 sobre como as alianças estratégicas estão a redefinir o futuro do turismo a nível global. Jorge A. Vasaro Acuilan, Diretor de Competitividade e Inovação da Secretaria de Turismo de Nuevo León; Emily Weiss, Diretora Administrativa Sênior e Líder Global da Indústria de Viagens, Accenture; e Boon Sian Chai, Diretor Geral e Vice-Presidente de Mercados Internacionais, Trip.com, compartilharão sua visão sobre como essas colaborações entre consultorias, plataformas digitais, operadoras de turismo e empresas de tecnologia estão melhorando soluções centradas no cliente, impulsionando a sustentabilidade e criando valor no setor. 

A eficiência operacional é outro dos pilares fundamentais para melhorar a competitividade das empresas turísticas e é aqui que tecnologias inovadoras como a automação, a computação em nuvem e a análise de dados estão a transformar as operações diárias dos hotéis, OTA´s e operadores turísticos. Especialistas como Alvaro Rubio, Country Manager, SiteMinder, e Diego Fernández, CEO, Port Hotels, apresentarão casos práticos sobre como a adoção destas tecnologias não só está a ajudar a reduzir custos, mas também a melhorar a rentabilidade e a experiência do cliente.


Tecnologias para melhorar a rentabilidade dos negócios turísticos 

A conferência TIS2024 também acolherá um fórum vertical focado na Gestão de Receitas, apresentando ferramentas e tecnologias que estão a transformar a gestão de receitas em hotéis, agências de viagens online (OTA´s) e operadores turísticos. 

Neste sentido, a gestão de receitas é uma área crítica onde a tecnologia também desempenha um papel transformador. As empresas de turismo podem maximizar a sua rentabilidade implementando sistemas de gestão de receitas baseados na análise de dados e preços dinâmicos, algo que destacarão Álvaro Repetto (Kampaoh), Iliana Cruz (Parques Reunidos), Cori Inti Galindo (MINOR Hotels) e Dario Artiola (Radisson Hotel Group). 

No caso da precificação dinâmica, algoritmos avançados de otimização de taxas e ferramentas de previsão de demanda estão revolucionando. Ignacio Valeros Blas (Iberia) e Neville Isaac (Taiga Resorts), explicarão como estas soluções permitem que hotéis e OTA´s ajustem os seus preços em tempo real, com base em fatores como a procura, a concorrência e o comportamento do consumidor, o que contribui para maximizar as receitas e rentabilidade das empresas turísticas. 

Finalmente, o TIS2024 abordará também o papel crucial que os investidores desempenham no desenvolvimento e crescimento das empresas turísticas. Os executivos do setor de capital de risco irão aprofundar os tipos de inovações que estão atraindo a atenção dos investidores. Jesus Rodríguez Maseda (Savills) e Suzanna Chiu (Amadeus Ventures) oferecerão conselhos práticos sobre como se destacar para investidores de capital de risco e garantir financiamento para impulsionar o crescimento através da tecnologia. 

O TIS é um evento que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Sevilha, da Junta de Andaluzia, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e do WTTC, entre outras organizações e empregadores do setor.  

Destaques da semana

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Hyatt fortalece presença global da marca "Grand Hyatt" com inaugurações em novos mercados e renovações notáveis

A marca Grand Hyatt continua expandindo sua presença, trazendo hospitalidade de primeira classe e experiências memoráveis ​​para os hóspedes em novos e importantes mercados de lazer e negócios, de Scottsdale a Bangalore  Chicago, EUA - A marca Grand Hyatt, apresentando um portfólio global de hotéis que celebram o icônico em pequenos detalhes e momentos magníficos, continua a expandir sua presença global em destinos importantes que mais importam para hóspedes, membros do World of Hyatt, clientes e proprietários. Com base nas últimas inaugurações do Grand Hyatt Deer Valley, Grand Hyatt Barcelona e Grand Hyatt Kuwait Residences, mais de 10 novos hotéis Grand Hyatt devem ser inaugurados até 2027 em novos mercados ao redor do mundo.  Grand Hyatt Grand Cayman Resort & Spa. (© Hyatt)  “A marca Grand Hyatt tem um legado rico, oferecendo um assento na primeira fila para os principais cantos do globo, fornecendo um pano de fundo para nossos membros e hóspedes saborearem momentos mais memorá

ACI EUROPE aborda os principais desafios para aviação na Turquia em pró do desenvolvimento sustentável do setor

Ancara, Turquia - A ACI EUROPE se reuniu hoje com o governo da Turquia para revisar e abordar os desafios enfrentados pelo país no desenvolvimento sustentável da conectividade aérea para contribuir ainda mais com sua economia e posicionamento global.  Vista aérea do Aeroporto Internacional de Istambul, Turquia. (© Bing Imagens)  Em reunião com Sua Excelência, o Sr. Abdulkadir Uraloğlu, Ministro dos Transportes e Infraestrutura, o Diretor Geral, ACI EUROPE, Olivier Jankovec, destacou a impressionante expansão da aviação turca nos últimos anos. Consequentemente, a conectividade aérea total na Turquia atingiu níveis recordes, tendo se expandido em +24% quando comparado aos níveis pré-pandêmicos (2019) - superando em muito a média europeia, que ainda precisa se recuperar (-14%). A esse respeito, o desempenho do Aeroporto iGA de Istambul está se destacando claramente, com o hub turco agora classificado como número 1 na Europa em conectividade aérea direta, acima da 5ª posição em 2019.  Ja

STR e TE reduzem previsão de crescimento de hotéis nos EUA na revisão final de 2024

Nashville, EUA - A STR e a Tourism Economics rebaixaram a taxa de crescimento na revisão final da previsão hoteleira dos EUA para 2024.  Nova York, EUA. (BTS.news/Arquivo)  Para 2024, os ganhos projetados na tarifa média diária (ADR) e na receita por quarto disponível (RevPAR) foram rebaixados, -0,5 pontos percentuais para +1,5% e -0,6 ppts para +1,4%, respectivamente. A ocupação para o ano foi reduzida em 0,1 ppts para 62,9%, após a previsão anterior projetar que a métrica permaneceria estável a partir de 2023. Para 2025, a projeção de crescimento da ocupação foi rebaixada em 0,4 ppts, e a previsão para aumentos de ADR e RevPAR foi reduzida para +1,6% e +1,8%, respectivamente.  “A perspectiva para 2025 continua um tanto em fluxo, com o sentimento positivo potencialmente compensado pelo maior custo de vida”, disse Amanda Hite, Presidente, STR. “Com base nas condições econômicas atuais, hotéis de alto padrão continuarão a impulsionar o desempenho do setor. A mudança na administração pr

Brasil: Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros transportados

Números reforçam o crescimento do turismo brasileiro e ampliam as oportunidades para mais brasileiros explorarem o país  O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro da história. Cerca de 8,3 milhões de passageiros voaram pelo Brasil no período, um aumento de 6,5% em relação a 2023. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destacam a contribuição do turismo para o aumento do fluxo de viajantes em destinos nacionais. No acumulado de 2024, o número se aproxima de 77 milhões de passageiros, o que corresponde a mais de 84% do total registrado em 2023.  Vista aérea do Aeroporto de Brasília (BSB). (BTS.news/Arquivo)  “Mais um marco histórico para o turismo e para a economia nacional! Transportar mais de 8,3 milhões de passageiros em um único mês demonstra a confiança crescente dos brasileiros em viajar e o impacto positivo das políticas públicas voltadas para o setor. Isso é fruto de um trabalho conjunto entre governo e iniciativa privada, como o programa Conheça o

Investimento global em turismo reflete resiliência e mudança em direção à sustentabilidade em 2024

Os investimentos greenfield no setor de turismo continuam a aumentar, com um interesse crescente em projetos relacionados à sustentabilidade e inovação  Madri, Espanha - O mais recente Relatório de Investimento em Turismo fDi 2024 ("Tendências globais de investimento greenfield no turismo"), divulgado pelo Financial Times em colaboração com a ONU Turismo e com o apoio da Diriyah Gate Company, oferece uma visão aprofundada das tendências globais de investimento greenfield no turismo, enfatizando a recuperação da pandemia e delineando os desenvolvimentos atuais.  (© UN Tourism)  De acordo com o relatório, o setor de turismo (chegadas e receitas de turistas internacionais) apresentou forte crescimento em 2023, com as receitas do turismo internacional já +3% acima em comparação com o nível de 2019 (um recorde para o setor).  Os investidores estrangeiros anunciaram um total de 1.943 projetos de IED no cluster do turismo entre 2019 e 2023, de acordo com o fDi Markets, o monitor