Pular para o conteúdo principal


Angola vai sediar a cimeira da Associação Africana de Companhias Aéreas (AFRAA), com a TAAG atuando como facilitadora do evento em 2025

Neste ano o evento aconteceu de 17 a 19 em Cairo, no Egito 

A TAAG Linhas Aéreas de Angola participou da 56ª Assembleia Geral Anual da Associação Africana de Companhias Aéreas (AFRAA), que decorreu no Cairo, Egito, de 17 a 19 de novembro. O evento reuniu mais de 500 delegados de alto nível provenientes de África, Europa, Médio Oriente, Ásia e Américas. Além das apresentações e painéis de debates sobre os temas mais relevantes para a aviação comercial, a cimeira incluiu espaços para networking, reuniões bilaterais, exposição de produtos, serviços e novas tecnologias, oferecendo uma oportunidade valiosa para as empresas do setor apresentarem as suas ofertas e fortalecerem parcerias estratégicas. 

(Divulgação) 

Esta presença da TAAG ganha ainda mais relevância, considerando que, em 2025, Angola vai ser o país anfitrião da 57ª Assembleia Geral Anual da AFRAA, com a companhia aérea assumindo o papel de facilitador oficial. O evento reflete a crescente relevância de Angola no cenário da aviação africana e global, reforçando o posicionamento do país como um hub regional estratégico. Esta é uma oportunidade para promover a ‘Marca Angola’, consolidar o papel de Luanda como plataforma de mobilidade regional e destacar o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Bom Jesus. A realização do evento em Angola será um momento marcante e a ocasião ideal para reforçar os avanços do país em áreas como infraestrutura, turismo, comércio, transportes e, ao mesmo tempo, promover parcerias estratégicas para atrair novos investimentos. 

Paralelamente, com o anúncio formal de Angola como país anfitrião da 57ª Assembleia Geral Anual da AFRAA, a TAAG assumirá a presidência rotativa da instituição em 2025, a ser exercida pelo Presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson de Oliveira. 

A delegação da TAAG que participou na cimeira da AFRAA, no Cairo, foi liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, António dos Santos Domingos. Durante o discurso solene, ele destacou as capacidades de Angola e da TAAG como organizadores da próxima edição da cimeira, reforçando o compromisso em oferecer um evento de excelência no próximo ano. 

A Assembleia Geral Anual da AFRAA é reconhecida como o principal fórum da aviação africana, reunindo líderes, especialistas e decisores para discutir os desafios e as oportunidades do setor. Entre os participantes estão presidentes e diretores-executivos de companhias aéreas africanas, representantes de organizações como a International Civil Aviation Organization - ICAO, International Air Transport Association - IATA e African Civil Aviation Commission - AFCAC, autoridades de aviação civil, operadores aeroportuários, prestadores de serviços de navegação aérea, fabricantes de aeronaves e motores, fornecedores de componentes e outros intervenientes estratégicos. 

O evento deste ano focou na análise de temas cruciais para o setor, incluindo o desenvolvimento do transporte aéreo na África, estratégias para integrar o continente e fortalecer as conexões econômicas, soluções inovadoras, avanços tecnológicos, sustentabilidade e competitividade no setor. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades