Pular para o conteúdo principal


CER: Tzitzikostas expõe visão em audiência de alto risco para o transporte ferroviário

Bruxelas - A audiência de confirmação de ontem no Parlamento Europeu para o Comissário-designado da UE para os Transportes, Apostolos Tzitzikostas, forneceu insights valiosos sobre a futura direção política e as prioridades da Comissão para o setor de transportes da UE. As principais áreas incluem mobilidade e turismo sustentáveis, desenvolvimento e financiamento de infraestruturas e digitalização de sistemas de transporte. Em particular, a Comunidade das Empresas Ferroviárias e de Infraestruturas Europeias (CER) acolheu com satisfação o compromisso do Comissário-designado de “apresentar um plano para uma ambiciosa rede ferroviária europeia de alta velocidade para ajudar a ligar as capitais da UE, incluindo através de comboios noturnos, e para acelerar o transporte ferroviário de mercadorias”, e aumentar a segurança ferroviária através da implementação do ERTMS. 

(© Bing Imagens) 

A CER há muito defende ações sobre trens de alta velocidade, o que foi destacado como uma lacuna significativa ou "paradoxo gritante" no recente Relatório de Alto Nível sobre o Futuro do Mercado Único do ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta. O setor ferroviário está ansioso para entender como a Comissão planeja envolver todas as partes interessadas políticas, operacionais e financeiras necessárias para atingir a meta da estratégia de Mobilidade Inteligente e Sustentável de dobrar o tráfego ferroviário de alta velocidade até 2030 e triplicar até 2050. 


Em relação à digitalização, Tzitzikostas enfatizou seu foco em “um sistema de transporte que pode dar suporte à competitividade de nossos negócios e à conectividade de nossos cidadãos, respeitando o clima e o meio ambiente. Essa meta só pode ser alcançada por meio de esforços contínuos para atingir com sucesso as transições verde e digital gêmeas do setor, para buscar inovação revolucionária e para garantir que o transporte na Europa seja e permaneça seguro, acessível e acessível.” 

Este reconhecimento de que a digitalização é essencial para ajudar a modernizar o sistema de transporte é vital. A implantação de facilitadores digitais essenciais, como o Sistema Europeu de Gestão de Tráfego Ferroviário (ERTMS), o Gerenciamento de Capacidade Digital (DCM), o Acoplamento Automático Digital (DAC) para operações otimizadas de frete ferroviário e o Modelo Aberto de Vendas e Distribuição (OSDM) para facilitar a emissão de bilhetes internacionais, será transformadora. Por exemplo, o DCM pode aumentar significativamente a capacidade ferroviária por apenas 5% do custo de construção de uma nova infraestrutura. O setor está ansioso para entender a posição da Tzitzikostas sobre a criação de um modelo de governança centralizado com um Gerenciamento de Programa Europeu para ERTMS, que atualmente está ausente, e sobre o enfrentamento dos desafios para acelerar sua implantação em todos os Estados-Membros. 

O CER elogiou o compromisso da Comissária designada em melhorar o equilíbrio de gênero no setor de transportes, o que está totalmente alinhado com os objetivos do Acordo Autônomo Mulheres no Transporte Ferroviário do CER, assinado pelos parceiros sociais em 2021. 


O CER acolheu igualmente com satisfação a intenção do Comissário designado de apresentar um Plano de Investimento em Transporte Sustentável, que delineará uma abordagem estratégica para aumentar a escala e priorizar investimentos em soluções de descarbonização do transporte. O Comissário irá “ trabalhar para aumentar o investimento e a implementação de infraestrutura ferroviária e serviços ferroviários de alta velocidade”. Para concretizar plenamente o seu potencial como espinha dorsal da mobilidade sustentável e da logística líquida zero na Europa, as ferrovias requerem financiamento justo, a longo prazo e abrangente. 

A Comunidade Ferroviária Europeia reiterou seu compromisso de alcançar a bilhetagem ferroviária transfronteiriça sem interrupções até 2025 por meio da implementação do OSDM e da expansão do Acordo CIT sobre Continuação de Viagem (AJC), bem como outras etapas descritas no Roteiro de Bilhetagem da CER , projetado e acordado proativamente por empresas europeias de passageiros ferroviários. A CER espera trabalhar com o Comissário designado em um Regulamento Único de Bilhetagem e Reserva Digital. 


O Diretor Executivo, CER, Alberto Mazzola, expressou apoio às prioridades de Tzitzikostas e disse: “As ferrovias europeias estão prontas para trabalhar e apoiar o Comissário designado na concretização dessas prioridades ambiciosas e necessárias que, entre outras, se concentrarão em aumentar a mudança modal em direção à mobilidade e ao turismo sustentáveis, acelerando a implementação de infraestrutura transeuropeia, incluindo um plano diretor para ferrovias de alta velocidade, e aproveitando ao máximo as ferramentas digitais para dar suporte a redes de alto desempenho, sustentáveis e interconectadas em toda a Europa, em particular implantando ERTMS, DAC e DCM. Essas ambições se alinham perfeitamente com as principais prioridades do Manifesto da CER “No caminho certo para a Europa”." 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades