Pular para o conteúdo principal


O setor de viagens da Europa mostra forte desempenho no terceiro trimestre, apesar das pressões inflacionárias

- O turismo europeu registrou um aumento de 7% nas chegadas de estrangeiros e 5% nas pernoites em relação ao ano anterior no terceiro trimestre de 2024 

- Embora a inflação geral tenha diminuído, a inflação dos serviços continua alta, afetando os custos relacionados ao turismo e o comportamento dos viajantes 

Bruxelas - O setor de turismo europeu demonstra um desempenho robusto, superando os números pré-pandêmicos e mostrando resiliência apesar dos ventos contrários econômicos e desafios geopolíticos. A pesquisa mais recente da Comissão Europeia de Viagens (ETC) destaca um aumento de 6% nas chegadas estrangeiras em relação aos níveis de 2019 e um aumento de 7% no crescimento anual. As pernoites também cresceram 5% ano a ano. A tendência ascendente é impulsionada por grandes eventos, melhor conectividade aérea - especialmente da China - e demanda reprimida persistente. 

(© ETC) 

Divulgado ontem, o relatório "Tendências e Perspectivas do Turismo Europeu" do terceiro trimestre de 2024 oferece insights sobre o desempenho dinâmico do turismo europeu durante o período de verão e fornece uma análise abrangente dos últimos desenvolvimentos macroeconômicos e turísticos da região. 

Embora a inflação geral na Europa tenha diminuído, a inflação de serviços continua elevada, afetando tanto as empresas de turismo quanto os viajantes. Os preços dos voos internacionais na Zona do Euro caíram em julho e tiveram um ligeiro aumento em agosto, mas a inflação de acomodações e pacotes de férias continuou a superar a inflação geral de serviços. À medida que os viajantes se tornam cada vez mais conscientes dos preços, há uma mudança notável em direção a experiências de viagem orientadas ao valor. A despesa geral dos turistas em toda a Europa deve aumentar em 10,3% em 2024 em comparação com 2023 e atingir € 719,7 bilhões, com a Europa Ocidental respondendo por 74% desse total. 

Comentando sobre a publicação deste relatório, o Presidente, ETC, Miguel Sanz , disse: "O desempenho do turismo europeu em 2024 ressalta a resiliência do setor e o apelo duradouro, apesar das pressões econômicas. Os viajantes continuam a priorizar as férias, mesmo diante do aumento dos custos, destacando o papel essencial das viagens em suas vidas. Após um verão movimentado, a Europa está abordando ativamente as restrições de capacidade em pontos turísticos populares, redistribuindo os visitantes para destinos mais diversos. Nosso objetivo é aliviar a pressão sobre áreas sobrecarregadas e garantir que os benefícios econômicos do turismo sejam compartilhados de forma mais equitativa. O turismo europeu não se trata apenas de recuperação; precisamos evoluir para garantir um futuro sustentável."


Europa do Sul do Mediterrâneo impulsiona a procura de viagens

Mais da metade dos destinos europeus reportados excederam os níveis de chegadas estrangeiras de 2019, com quase um terço aumentando mais de 10%. Os destinos do sul do Mediterrâneo mostraram um desempenho particularmente forte, liderados pela Sérvia (+34%) e Malta (+32%) - ambos de uma base menor - seguidos por Portugal e Grécia (cada um +19%). Turquia (+16%) enfrenta uma concorrência crescente, pois os viajantes preocupados com o orçamento se voltam para outros destinos do Mediterrâneo devido ao aumento dos preços. 

A recuperação é mais lenta nos países bálticos, Finlândia, Romênia e Eslováquia , onde os declínios em relação aos níveis de 2019 variam de 24% a 11%. No entanto, dados anuais em muitos países dentro dessas sub-regiões fornecem uma perspectiva promissora, sugerindo que a recuperação está progredindo, embora em um ritmo mais lento do que em outras áreas. Notavelmente, Romênia (+12,8%), Letônia (+12,7%) e Estônia (+10,7%) mostraram aumentos substanciais nas chegadas de estrangeiros em comparação aos níveis de 2023.


Resiliência nos setores da aviação e do alojamento

Olhando para o desempenho da indústria, a demanda por viagens aéreas europeias aumentou 3,4% nos meses de verão, apesar de interrupções como problemas de segurança cibernética e greves. Interrupções frequentes no tráfego aéreo durante o verão envolvendo vários países europeus diferentes provavelmente prejudicaram a recuperação em toda a região. Estatísticas recentes relataram que quase 40% dos passageiros na Europa neste verão sofreram atrasos ou cancelamentos. 

O desempenho da acomodação continua forte, com a receita por quarto disponível (RevPAR) em hotéis europeus aumentando 5,9% ano a ano. Os destinos do sul e do Mediterrâneo estão experimentando o maior crescimento nas diárias, impulsionados pela demanda robusta, apesar do aumento dos preços. Esse padrão sugere que, embora os viajantes estejam mais preocupados com o orçamento, eles ainda estão dispostos a pagar por experiências de alto nível durante as temporadas de pico de viagens. Da mesma forma, os aluguéis de curto prazo aumentaram 11% em agosto de 2024 em comparação a 2023, principalmente na França e na Itália. Esse crescimento representa aproximadamente 479.000 unidades de aluguel de curto prazo desde agosto de 2023.


Equilibrar a distribuição do turismo na Europa

O relatório também examina a crescente preocupação com a superlotação, destacando a distribuição desigual dos fluxos turísticos pela Europa. Embora o aumento do turismo tenha influenciado positivamente as economias europeias, os destinos populares estão mais uma vez enfrentando restrições de capacidade e pressão ambiental, particularmente durante as temporadas de pico em 2024. 

Em resposta a esses desafios contínuos, alguns países e cidades têm implementado medidas para se tornarem mais resilientes ao aumento contínuo esperado nos volumes de turistas. Essas medidas visam reduzir o fluxo de turistas em áreas concentradas, espalhar os turistas para outros destinos pelo país e maximizar o valor que eles recebem do turismo. 

Em particular, esforços estão sendo feitos para promover destinos menos conhecidos, com o objetivo de redistribuir os fluxos turísticos e aliviar a pressão sobre pontos turísticos superlotados. Dados recentes indicam que as chegadas em destinos emergentes estão aumentando, embora de uma base menor. Por exemplo, a Albânia relatou um aumento notável no número de visitantes, enquanto cidades como El Hierro e Sevilla, na Espanha, estão experimentando um crescimento que ultrapassa destinos turísticos estabelecidos como Ibiza e Tenerife. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades