4.500 funcionários cuidam de 5.000 km de rede ferroviária, 13.000 pontos e áreas de estação do tamanho de 500 campos de futebol
Viena, Áustria - Os preparativos para o inverno que se aproxima estão a todo vapor na ÖBB: para garantir operações ferroviárias tranquilas, mesmo nas condições climáticas mais adversas, cerca de 4.500 funcionários trabalham em turnos no serviço de inverno da ÖBB - especialmente na área de trilhos e comutadores, bem como nas plataformas. Os investimentos necessários para isso somam cerca de 40 milhões de euros por temporada.
(©ÖBB) |
Particularmente importante é o soprador de neve de alto desempenho com capacidade de limpeza de até 15.000 toneladas por hora e operações em temperaturas tão baixas quanto 25 graus negativos. Além disso, dois outros sopradores de neve comprovados estão disponíveis de plantão, bem como sopradores de neve, escovas de neve e os 19 limpa-neves sobre trilhos em toda a Áustria.
A ciência apóia a manutenção das estradas no inverno
Mas não é apenas a limpeza real da neve e do gelo que precisa ser preparada. Os programas científicos prévios - em cooperação com o setor universitário - tratam, por exemplo, da inspeção, manutenção, reparação e renovação de estruturas de proteção.
Modelos de previsão inovadores apoiam o planejamento. Para isso, a ÖBB Infrastruktur opera um total de 54 estações meteorológicas, que são integradas a uma grande rede de um serviço meteorológico e fornecem avisos meteorológicos da ÖBB de maneira oportuna e específica da rota. As estações meteorológicas são complementadas por pontos individuais de medição do vento. Eles estão localizados ao lado de estações de trem em pista aberta ou diretamente nas montanhas. Com base nos dados deste sistema de alerta meteorológico, os especialistas da ÖBB criam previsões detalhadas de vários eventos climáticos e os efeitos esperados.
Os valores medidos do sistema de informação meteorológica infra:wetter são compartilhados com o serviço oficial de alerta de avalanche e apoiam os especialistas nas 10 comissões de avalanche de propriedade da ÖBB na avaliação do perigo de avalanche. Eles verificam os pacotes de neve quanto à penetração de umidade, estratificação, formas de grãos e diferenças de dureza.
O serviço de inverno também significa muito trabalho manual
Por mais romântica que pareça uma paisagem de inverno coberta de neve, ela também representa grandes desafios para os colegas. Técnicos e mestres de encosto garantem que todos os sistemas estejam em perfeitas condições mesmo antes da estação fria. Quando o inverno chega, no entanto, vários grupos ocupacionais são particularmente desafiados. Isso inclui, por exemplo, despachantes que tomam medidas de substituição apropriadas em caso de interrupções de linha devido à neve, a fim de manter as operações de trem da melhor maneira possível, ou funcionários de linha que limpam pontos de neve e gelo. Apesar de todas as ajudas técnicas, a manutenção de estradas de inverno ainda é um verdadeiro "trabalho manual": atividades como degelo de pontes e túneis, remoção de telhados de plataformas ou limpeza de sulcos em cruzamentos ferroviários são realizadas manualmente.