Madrid, Espanha - A UN Tourism deu mais um passo significativo na simplificação do setor na agenda mais ampla das Nações Unidas com um novo conjunto de dados sobre emprego no turismo e evidências fortalecidas para apoiar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
(© UN Tourism) |
Preenchendo uma lacuna crítica no monitoramento dos ODS
O turismo pode apoiar a realização da Agenda 2030 das Nações Unidas, sendo explicitamente mencionado no Objetivo 8 sobre crescimento econômico e trabalho decente, no Objetivo 12 sobre consumo e produção sustentáveis e no Objetivo 14 sobre o uso sustentável dos oceanos.
Particularmente no que diz respeito à promoção do turismo sustentável que cria empregos (Meta 8.9), o monitoramento global tem se concentrado amplamente na contribuição econômica do turismo, por meio do indicador "PIB Direto do Turismo". O novo conjunto de dados, lançado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), preenche uma lacuna crítica de dados sobre o papel do turismo como gerador de empregos em todo o mundo e em um futuro mais sustentável.
O conjunto de dados harmoniza e se baseia na compilação de dados oficiais de ambas as organizações dos países e deriva do Quadro Estatístico para Medir a Sustentabilidade do Turismo, endossado pela ONU.
O novo conjunto de dados corresponde ao indicador "pessoas empregadas nas indústrias do turismo" aprovado pelo Grupo Interagências e de Especialistas das Nações Unidas sobre Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (IAEG-SDGs) em sua 15ª Reunião em Oslo, Noruega. Este é o resultado de uma proposta apresentada pela Áustria e Espanha (como Co-Presidentes do Comitê de Estatísticas de Turismo da ONU), Arábia Saudita (como Vice-Presidente do Comitê de Estatísticas de Turismo da ONU), CARICOM, OIT e ONU Turismo como parte da Revisão Abrangente de 2025 da Estrutura de Indicadores Globais para os ODS.
Pela primeira vez em dados de turismo
Pela primeira vez, este conjunto de dados oferece informações novas e mais abrangentes sobre o emprego no turismo e as principais características das pessoas empregadas no turismo:
- PRPPara sexo: masculino/feminino
- PRPBio no emprego: trabalhadores por conta de outrem e por conta própria
- PRPFora as 10 indústrias do turismo: alojamento, atividades de alimentação e bebidas, transporte de passageiros nas suas várias formas (aéreo, aquático, ferroviário, rodoviário), alugueL de equipamento de transporte, agências de viagens, atividades culturais e atividades desportivas e recreativas.
Os dados podem ser acessados na seção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Banco de Dados de Estatísticas do Turismo da ONU e podem apoiar insights analíticos sobre o emprego do turismo, apoiar políticas de turismo e tomada de decisões com relação a questões como desenvolvimento social, criação de empregos e estratégias de trabalho decente, diversificação econômica ou redução da pobreza.
Além de capacitar as partes interessadas do turismo, os novos dados também fornecem informações úteis para os ministérios do emprego, assuntos sociais, assuntos econômicos e industriais, representantes dos trabalhadores, setor privado e pesquisadores acadêmicos - simplificando o turismo em agendas globais, nacionais e locais.